Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 30 de outubro de 2016

Edvaldo Nogueira, do PCdoB, é eleito prefeito de Aracaju

ARACAJU (SE): Eliane Aquino (PT) e Edvaldo Nogueira (PCdoB) comemoram a vitória no 2º turno (Foto: Tássio Andrade/G1)Eliane Aquino (PT) e Edvaldo Nogueira (PCdoB) comemoram a vitória no 2º turno (Foto: Tássio Andrade/G1)
Edvaldo Nogueira (PCdoB) foi eleito neste domingo (30) prefeito de Aracaju para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, ele teve 146.271 votos, o que corresponde a 52,11% dos votos válidos, contra 134.435 de Valadares Filho (PSB), equivalente a 47,89% (veja a apuração completa e a apuração por zona eleitoral). Todas as 1.118 urnas eletrônicas terminaram de ser apuradas às 18h40 (horário local).
Raio x Aracaju (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
A capital sergipana tem 397.228 eleitores apto a votar. Com 100% das urnas apuradas, a abstenção foi de 75.253 (18,94%), brancos 8.563 (2,66%) e nulos 32.706 (10,16%).
GALERIA DE FOTOS: veja as imagens da cobertura do 2º turno da eleição na capital.
A vitória marca o retorno de Edvaldo Nogueira à prefeitura da capital sergipana quatro anos após deixar o comando da cidade. Desde então, o gestor era João Alves Filho (DEM) que encerrará o mandato em dezembro.
Em conversa com a equipe de reportagem do G1, Edvaldo Nogueira falou sobre os obstáculos a serem superados na nova gestão. "O nosso maior desafio é reconstruir a cidade que enfrentou muitos problemas, principalmente na área da saúde. Vamos nos empenhar para rapidamente recuperar as unidades básicas de saúde e colocar o salário dos servidores em dia e a população ter acesso a uma saúde de qualidade. Vamos fazer o levantamento das dívidas e dos problemas que se acumulam na nossa cidade”, revelou o prefeito eleito de Aracaju.
ARACAJU (SE): Edvaldo Nogueira comemora a vitória nos braços de seus eleitores (Foto: Tassio Andrade/G1)ARACAJU (SE): Edvaldo Nogueira comemora a vitória nos braços de seus eleitores (Foto: Tassio Andrade/G1)
ARACAJU (SE): Festa da vitória ocupou os dois sentidos da Av. Barão de Maruim (Foto: Tássio Andrade/G1)Festa da vitória ocupou os dois sentidos da Av. Barão de Maruim (Foto: Tássio Andrade/G1)
















Virada
Na liderança no primeiro turno e com cerca de 1,7 mil votos a mais que o adversário Valadares Filho (PSB) na eleição do dia 2 de outubro, as pesquisas do segundo turno o colocavam em empate técnico com adversário se considerada a margem de erro, mas sempre com menos que Valadares. Na eleição deste domingo (30), Edvaldo venceu de virada e com cerca de 11,8 mil votos a mais.
"Eu atribuo a virada ao seguinte fato: o povo de Aracaju pode perceber a diferença dos dois projetos e que nós queríamos fazer a cidade avançar. No meu mandato como prefeito eu mostrei e construí uma cidade com qualidade de vida e a população viu que nesse momento de crise era importante ter um prefeito com compromisso, por isso nós viramos a campanha. Estou muito feliz com a nossa vitória”, analisou Edvaldo.
ARACAJU (SE): Edvaldo Nogueira (PCdoB) falou sobre resultado da eleição e retorno à Prefeitura de Aracaju após quatro anos (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Adicionar legenda
Edvaldo Nogueira (PCdoB) falou sobre resultado da eleição e retorno à Prefeitura de Aracaju após quatro anos (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Momentos difíceis
Para o candidato do PCdoB, a campanha teve momentos difíceis. “No primeiro turno, nós lideramos as pesquisas e chegamos em primeiro lugar. No segundo turno, as pesquisas mostraram uma inversão, mas rapidamente recuperamos e fizemos essa virada. São momentos que você cresce, mas nós enfrentamos dificuldades e o resultado é a nossa vitória. Aracaju me conhece os aracajuanos sabem que podem contar comigo e principalmente com a minha capacidade como gestor”, garantiu.
Biografia
Edvaldo, 55 anos, foi um dos fundadores do PCdoB em Sergipe. Foi eleito vereador (1988) e reeleito (1992) em Aracaju. Foi eleito vice-prefeito da capital sergipana (2000) e reeleito (2004) junto com o então prefeito Marcelo Déda. Quando Déda se afastou para concorrer ao Governo, Edvaldo assumiu a prefeitura (2006). Foi reeleito prefeito em primeiro turno (2008).
ARACAJU (SE): Vencedores discursam em trio em frente ao comitê eleitoral da campanha de Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Eliane Aquino (PT) (Foto: Anderson Barbosa/G1)Vencedores discursam em trio em frente ao comitê eleitoral da campanha de Edvaldo e Eliane
(Foto: Anderson Barbosa/G1)
Campanha
Em programas eleitorais das últimas semanas, Edvaldo destacou a experiência dele como prefeito de Aracaju e que estaria apto a ocupar a função novamente. Ele também analisou a atual administração de João Alves e o adversário do segundo turno, Valadares Filho (PSB).
Lembrança
“Hoje quando concluiu a apuração eu me lembrei de Marcelo Déda, que dizia que cada obra que a gente concluía significa um sorriso que as pessoas têm. E eu estou com isso na minha cabeça. Vou trabalhar para que o aracajuano volte a sorrir e que a nossa capital volte a ser a capital da qualidade de vida”, disse.
ARACAJU (SE): Comemoração da vitória de Edvaldo Nogueira (PCdoB) acontece na Avenida Barão de Maruim no Centro da capital (Foto: Anderson Barbosa/G1)Comemoração da vitória de Edvaldo Nogueira (PCdoB) acontece na Av. Barão de Maruim no Centro de Aracaju
(Foto: Anderson Barbosa/G1)

Propostas
Edvaldo prometeu em campanha reduzir o tempo de atendimento e de marcação de exames, implantar princípios da segurança alimentar e nutricional nas escolas, licitar o transporte público, fazer a integração temporal dos ônibus, revitalizar o Centro da cidade, valorizar o comércio dos bairros e finalizar os planos de Saneamento e de Drenagem Urbana, além de protagonizar ações de prevenção e policiamento comunitário em parceria da GMA com a PM e PC.
ARACAJU (SE):  Vice-prefeita eleita, Eliane Aquino (PT), comemora a vitória com abraço de apoiadora (Foto: Anderson Barbosa/G1)Vice-prefeita eleita, Eliane Aquino (PT), comemora a vitória com abraço de apoiadora
(Foto: Anderson Barbosa/G1)
Vice-prefeita
Esta foi a primeira vez que Eliane Aquino (PT) disputou um cargo eletivo e já foi eleita vice-prefeita. "O time do nosso estado e do nosso município foi sempre construído pensando na população e mais uma vez é isso que para mim o PT significa. As histórias de Marcelo Déda, Zé Eduardo Dutra, Conceição Vieira, de Márcio Macedo, Silvio Santos e de muita gente que passou a vida inteira lutando por causas sociais. Eu sei o quanto essa campanha foi difícil, o quanto eu sofri, mas a verdade prevaleceu. Em um momento desse, ainda é possível sonhar que o bem vence e é isso que eu estou sentindo agora, gratidão. Essa gratidão vai se reverter em muito trabaho", afirmou.
Eliane disse que também se preparou para perder. "O que viesse eu estaria grata. Estava um clima muito acirrado e eu estava preparada para ganhar ou perder. É muito saber que o nosso projeto é vitorioso.  Se Deus quiser vamos fazer com que as pessoas tenham muito orgulho da nossa história assim como a população sente orgulho do trabalho do Marcelo Déda. O que eu quero é exatamente isso, ser um pouquinho parecida com ele para ter o respeito da população”, disse a vice eleita.



ARACAJU (SE): O governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), analisa a vitória do seu apoiado Edvaldo Nogueira (PCdoB) (Foto: Tássio Andrade/G1)Governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB),
analisa a vitória do seu apoiado Edvaldo Nogueira
(Foto: Tássio Andrade/G1)
Apoio
“A vitória de Edvaldo é a expectativa que Aracaju vai ter um prefeito para se preocupar com a periferia e também para mandar um recado para os adversários, nós continuamos vivos. Quem pensava que Jackson Barreto morreu se enganou”, disse o governador, Jackson Barreto (PMDB), durante visita ao prefeito eleito.
ARACAJU (SE): Valadares Filho (PSB) fala sobre derrota nas urnas e agradece os mais de 134 mil votos (Foto: Tássio Andrade/G1)Valadares Filho (PSB) fala sobre derrota nas urnas e
agradece os 134 mil votos (Foto: Tássio Andrade/G1)













"Cabe a mim nesse momento aceitar o resultado, foi a democracia que escolheu o resultado das urnas. Eu quero agradecer aos aracajuanos que confiaram o voto a nossa candidatura, a minha e a do nosso vice Pastor Antônio (PSC). Tivemos mais de 134 mil votos que eu quero do fundo do meu coração agradecer aos eleitores e aos apoiadores. Foi uma campanha muito bonita, foi uma campanha que eu falei a verdade e que eu falei aquilo que eu acreditava para o futuro da cidade”, avaliou o candidato derrotado, Valadares Filho (PSB).
Resultado completo das eleições para prefeito em Aracaju
Edvaldo Nogueira - 146.271 (52,11%)
Valadares Filho - 134.435 (47,89%)
Nulos - 32.706 (10,16%)
Brancos - 8.563 (2,66%)

Do G1 SE

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA