Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

terça-feira, 1 de setembro de 2015

PAC 1 e 2: Problemas em projetos e licitações são apontados como motivo para atraso.

Situação das 337 obras de água e esgoto em 2014 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Clara Velasco Do G1, em São Paulo
A maioria das obras de água e esgoto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas grandes cidades do país está em situação inadequada em relação a seus cronogramas, aponta um estudo do Instituto Trata Brasil divulgado nesta terça-feira (1º) e referente a 2014.
Das 337 obras planejadas para os municípios acima de 500 mil habitantes (41 cidades no total), 175 (52%) estavam paralisadas, atrasadas ou ainda não haviam sido iniciadas em dezembro do ano passado.
Já 29,1% dos projetos analisados (ou 98 obras) estavam concluídos no final de 2014. Desse total, porém, 19 obras estavam fisicamente prontas, mas ainda apresentavam pendências e não haviam sido entregues para uso público.
“As obras de água e esgoto formam uma amostra muito relevante do PAC, de R$ 21,1 bilhões, e isso é muito dinheiro. Escolhemos o recorte de cidades grandes porque teoricamente elas sabem fazer projetos, licitações. Isso agrava o quadro, pois apesar de notarmos um avanço nas obras concluídas, metade delas ainda têm problemas”, diz o presidente do instituto, Édison Carlos.
De acordo com o levantamento, os principais problemas citados pelos tomadores dos recursos das obras que estão em situação inadequada são atrasos na elaboração de projetos executivos e em licitação, dificuldades e demora na obtenção de licenças de órgãos ambientais, adiamentos por conta da crise hídrica, entre outros.
Fases do PAC
Segundo Carlos, os status das obras de cada fase do PAC são distintos e devem ser analisados de forma separada.
Das 337 obras monitoradas, 213 são do PAC 1. O levantamento aponta que 45% das obras estavam concluídas, mas 42% estavam paralisadas ou atrasadas. Já entre os 124 projetos do PAC 2, os números são ainda mais preocupantes: apenas 2% estavam concluídos. Além disso, 41% ainda não haviam sido iniciados.
“Quando fazemos a soma das duas fases, o 2 puxa o resultado geral para baixo. E mesmo o 1 puxando o resultado para cima com o percentual de obras concluídas, não podemos ignorar que 42% das obras ainda têm algum tipo de problema”, diz o presidente.
Carlos também destaca os problemas específicos de cada fase. “Quando o PAC do Saneamento começou, em 2007, o setor vinha de duas décadas sem investimentos. Assim, os projetos que foram aprovados eram projetos engavetados que precisavam ser readequados. Isso leva tempo e atrasa o processo”, diz.
Evolução das obras de saneamento por fase do PAC (Foto: Editoria de Arte/G1)
Com o PAC 2, anunciado em 2011, o setor esperava que a execução fosse ser mais rápida, já que todos já tinham a experiência de participar da primeira fase. Os dados, porém, mostram outra realidade. “Comparada com a fase 1, [os contratos do PAC 2] são novos, mas é preocupante perceber que muitas obras nem começaram. Era para ser melhor que o PAC 1, mas o PAC 2 sofre de burocracia muito forte, excessiva. Sofre de lentidão de aprovação de projeto e de licitação, bem como de obtenção de licenças ambientais”, comenta Carlos.
Evolução com problemas
Da amostra total, 181 são obras de esgoto. Neste recorte, o percentual de obras inadequadas é ainda mais alto que a média das obras de saneamento no geral: 54% dos projetos estavam paralisados, atrasados ou ainda não foram iniciados.
Entre 2013 e 2014, houve um aumento no número de obras paralisadas, que passaram de 34 (19%) para 38 (21%). Ao mesmo tempo, porém, houve queda nas obras atrasadas - de 32 (18%) para 30 obras (17%). O percentual de obras concluídas também cresceu, passando de 15% para 26%.
“Houve uma evolução nas obras de esgoto, mas isso era esperado, pois muitas obras estavam bem avançadas quando fizemos esta análise no ano passado”, diz Carlos. “Mas o que percebemos é que as obras problemáticas ficam ‘saltando’ entre os status. De atrasada para paralisada, depois volta para atrasada, e assim vai. O que vai mudando nos percentuais é que as obras com andamento normal vão sendo concluídas.”
Este foi o 28º rompimento de adutora do Italuís (Foto: Flora Dolores / O Estado)Metade das obras de água estão em situação
inadequada (Foto: Flora Dolores / O Estado)
Já entre as 156 obras de água da amostra do levantamento, os números são ligeiramente melhores: 33% estavam concluídas e outras 17% estavam em situação normal de andamento. “Há sempre um interesse maior das autoridades de fazer obras de água, pois a população reconhece mais esses projetos que os de esgoto”, diz Carlos.
Apesar disso, 50% das obras estavam em situação inadequada - 19% paralisadas, 17% atrasadas e 14% não iniciadas.
“As obras de água costumam ser maiores e, por isso, tem chance de encontrar mais problemas no terreno e na execução. Há uma burocracia muito grande na forma como o projeto é aprovado. A equipe faz a sondagem de solo e registra que é fácil de escavar. Mas, se durante a obra encontra uma rocha e precisa fazer a detonação, isso faz o projeto parar e voltar tudo para trás, forçando uma reprogramação. Um episódio que devia ser rápido se torna muito burocrático”, diz Carlos.
O Ministério das Cidades foi contatado para comentar os dados do levantamento do Instituto Trata Brasil, mas não respondeu até a publicação desta matéria.
Veja abaixo as obras da amostra do estudo que estavam em situação inadequada em dezembro de 2014:
ESGOTO
Atrasada
- Aracaju (SE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO ARUANA - emissários, ligações prediais, rede, estações elevatórias.          
- Aracaju e Barra dos Coqueiros (SE) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - rede, coletores tronco, ligações domiciliares.              
- Belém (PA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - RECUPERACAO DA ESTACAO ELEVATORIA FINAL DO
ESGOTO DA AREA CENTRAL              
- Belém (PA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - BACIA DO UNA- ETE             
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM SAMAMBAIA - Unidade de Gerenciamento de Lodo na ETE Melchior              
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SOBRADINHO, SETOR DE MANSÕES E NOVA COLINA - rede, ramais prediais, estações elevatórias, linhas de recalque.     
- Curitiba (PR) - IMPLANTACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - BACIAS DOS RIO IGUACU, BELÉM, FORMOSA, PADILHA E BARIGUI - recalque, rede, ligações domiciliares              
- Duque de Caxias (RJ) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - BAIRRO DA PAVUNA - rede, ligações.            
- Goiânia (GO) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - interceptor, linha de recalque, rede.            
- Goiânia (GO) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - rede, ligações prediais, interceptor e ETE.           
- Guarulhos (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - VERTENTE 2 ETE SÃO MIGUEL - coletores tronco, estações elevatórias, redes.             
- Guarulhos (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SISTEMAS S. JOÃO E BONSUCESSO - ETE, interceptores, coletores tronco, rede.             
- João Pessoa (PB) - IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - JD CIDADE UNIVERSITÁRIA - emissários, estações elevatórias, rede, ligações domiciliares.              
- Joinville (SC) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - rede, ligações prediais, interceptores, estação elevatória e ampliação ETE JARIVATUBA.              
- Natal (RN) - IMPLANTACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO DE CAPIM MACIO E PARTE DO BAIRRO DE NEOPOLIS - rede, estações elevatórias, emissário             
- Natal (RN) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIAS E, F, I, K, L -BAIRROS BOM PASTOR, CIDADE NOVA, FELIPE CAMARÃO, QUINTAS, PLANALTO, CIDADE ESPERANÇA - rede, estações elevatórias, emissários.              
- Natal (RN) - IMPLANTACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - BACIA LS - BAIRRO PLANALTO - rede, interceptores, emissários e estações elevatórias.             
- Recife (PE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO SETúBAL, E PARTE DOS BAIRROS BOA VIAGEM E IMBIRIBEIRA - estações elevatórias, emissários.              
- Rio de Janeiro (RJ) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA SANTA CRUZ - rede, ligações prediais, coletores tronco, interceptores, ETE.              
- Rio de Janeiro (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - ALEGRIA - coletor tronco.              
- Rio de Janeiro (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - ÁREA DE PLANEJAMENTO 5 - rede, ligações prediais, coletores tronco, estações elevatórias e ETE.              
- Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - ILHA DE PAQUETÁ - estação elevatória, coletor tronco, rede, ligações prediais.              
- Santo André (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - INTERCEPTACAO DE ESGOTO PARA TRATAMENTO - CÓRREGOS TAMANDUATEÍ, COMPRIDO E CASSAQUERA - interceptores, coletores tronco.              
- Santo André (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - ramais domiciliares, redes, coletores tronco, interceptores, ligações.              
- Santo André e Mauá (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - coletores tronco e secundários.              
- São Bernardo do Campo e Diadema (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - FAVELA NAVAL - coletores tronco.              
- São Bernardo do Campo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIAS RIBEIRÃO DOS COUROS E BILLINGS MARGEM NORTE - coletores tronco, coletores secundários, elevatórias, linhas de recalque, redes, ligações.
- São José dos Campos (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - PARARANGABA - rede, ligações prediais, coletores tronco, linha de recalque, estações elevatórias e ETE.
- São Luís (MA) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - SISTEMAS ANIL,VINHAIS E SAO FRANCISCO - rede, estação elevatória, emissário, ETE, ligações prediais, subestações elétricas, kits sanitários, canteiros              
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - FAVELA PARAISOPOLIS - rede e coletores tronco
Não iniciada
- Aracaju (SE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - ZONA NORTE - rede, estações elevatórias, emissários, ligações prediais e ETEs.
- Aracaju (SE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - 2a Etapa Região Norte Aracaju - Subsistemas Jabotiana e ERQ Norte - rede coletora, linha de recalque, estações elevatórias, coletores e ligações prediais
- Belém (PA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Belém - APA Utinga - ETE, estações elevatórias, emissários, interceptores, rede coletora, ligações.
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO ETE Sobradinho - 2a. Etapa
- Brasília (DF) - "IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - CONDOMÍNIOS LA FONT, MANSÕES ENTRE LAGOS E NOVO HORIZONTE - ramais
condominiais, rede, interceptores, estações elevatórias."
- Brasília (DF) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SETOR DE MANSÕES DOM BOSCO - ramais condominiais, rede, interceptores, estação elevatória e linha de recalque.
- Brasília (DF) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - COLÔNIAS AGRÍCOLAS ÁGUAS CLARAS, BERNARDO SAYÃO, IAPI, SMPW - ramais condominiais, rede, interceptores, estações elevatórias e linhas de recalque.
- Campinas (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Boa Vista - ETE, emissário, interceptor.
- Campinas (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -bairros Cidade Satélite Iris II e III, Solar de Campinas e Pq dos Pomares - redes coletoras, emissários, linhas de recalque e estações elevatórias.
- Contagem (MG) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - diversos bairros - redes coletoras, interceptores, elevatórias, emissários, ligações.
- Contagem (MG) - AMPLIAÇÃO ETE Nova Contagem - 2a. Etapa
- Fortaleza (CE) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Comunidade Planalto Palmeira - rede coletora, estação elavatória, linha de recalque, ligações.
- Fortaleza (CE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -bacias CD 1 . CD 2, CD 3 - rede coletora, estações elevatórias, linha de recalque, ligações domiciliares.
- Fortaleza (CE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Bacia SE 1 - rede coletora, elevatórias, ligações, ampliação ETEs.
- Fortaleza (CE) - IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - lado sul da Lagoa do Opala - bairro Vila União - rede coletora, elevatória, linha de recalque, ligações.
- Joinville (SC) - AMPLIAÇÃO ETE Javarituba - Joinville
- Joinville (SC) - IMPLANTAÇÃO DE REDE COLETORA - BACIAS 8.1 e 9 - redes e ligações.
- Maceió (AL) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - região baixa Maceió e Portal da Barra - estações elevatórias, rede coletora, ligações prediais.
- Porto Alegre (RS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Navegantes - Bacia do Arroio da Areia - redes coletoras, ligações.
- Porto Alegre (RS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Ponta da Cadeia - bacia Arroio Dilúvio -redes coletoras, ligações.
- Porto Alegre (RS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Zona Sul - Bacia Arroio Capivara AC 2 e AC 3 - redes coletoras, ligações.
- Porto Alegre (RS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -Ponta da Cadeia - EE Bom Sucesso - rede coletora, linha de recalque.
- Porto Alegre (RS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Salso-Restinga - coletores tronco, interceptores, ligações.
- Porto Alegre (RS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Cavalhada - coletor tronco C2 - coletores tronco, ligações.
- Salvador (BA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - diversos bairros de Salvador - redes coletoras, estações elevatórias, linhas de recalque, ligações.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - coletor-tronco Anhagabaú, interceptores ITa-1J e ITI-7, elevatória Nova Piqueri e interligações.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -ETEs Barueri, Pq Novo Mundo, e São Miguel - interligações.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - .ETE Parque Novo Mundo, ETE ABC e ETE Barueri na Região Central - e coletores tronco e interligações.
- São Paulo, Embu- Guaçu e Embu das Artes (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Bacia do Pinheiros RMSP, Embu das Artes - estação elevatória, coletores tronco, interligações.
Paralisada
- Belo Horizonte (MG) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - rede, ligações prediais, interceptores, estações elevatórias.
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - CONDOMÍNIOS POR DO SOL E SOL NASCENTE - rede e estações elevatórias.
- Brasília (DF) - IMPLANTACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO- COLONIAS AGRÍCOLAS VICENTE PIRES E SAMAMBAIA - rede, estações elevatórias, linhas de recalque e interceptores.
- Brasília (DF) - "AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SANTA MARIA- SETOR RIBEIRÃO - linha de recalque."
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BRAZLÂNIA - ESTOR INCRA 8 - rede, ramais condominiais, ETE.
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SETOR HABITACIONTAL S. BARTOLOMEU/ JD BOTÂNICO - estação elevatória, rede coletora e rede interceptora.
- Contagem (MG) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA VÁRZEA DAS FLORES - rede, ligações prediais, interceptores, estações elevatórias, linha de recalque.
- Feira de Santana (BA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - FEIRA DE SANTANA, COMPLEMENTAÇÃO BACIA JACUÍPE - ligações prediais, rede, estação elevatória, ETE.
- Feira de Santana (BA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO – COMPLEMENTAÇÃO DA BACIA SUBAÉ - rede, ligações, estação elevatória, ampliação de ETE.
- Fortaleza (CE) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -BACIA CE-6
- Fortaleza (CE) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -BACIA SD-6
- Fortaleza (CE) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA CE-4 - rede, interceptores, emissários, estação elevatória, ligações prediais, travessias.
- Fortaleza (CE) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA CE-5 - rede, interceptores, emissários, ligações prediais, travessias.
- Goiânia (GO) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - INTERCEPTOR ANICUNS MARGEM ESQUERDA E CAVEIRINHA - rede, ligações domiciliares, interceptores.
- Goiânia (GO) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - rede, estações elevatórias, linha de recalque e ETE.
- Guarulhos (SP) - "AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - VERTENTE 3 ETE SÃO MIGUEL - coletores tronco, estações elevatórias, redes."
- Guarulhos (SP) - "AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SUB BACIAS SB 08 E SB 09 - interceptores, coletores tronco, estações elevatórias, redes."
- Guarulhos (SP) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO VÁRZEA DO PALÁCIO - ETE, interceptores, coletores trondo, estação elevatória, linha de recalque.
- Guarulhos (SP) - COMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - São João e Bonsucesso , e Bairro Água Azul - coletores tronco, estações elevatórias, linhas de recalque, redes coletoras e ligações prediais.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO PADRE ZÉ E JOSÉ AMÉRICO - rede coletora, estação elevatória, emissário, ligações domiciliares.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO CRUZ DAS ARMAS - rede, emissários, estações elevatórias, ligações domiciliares.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO FUNCIONÁRIOS 1 E JOSÉ AMÉRICO - rede, ligações domiciliares, ligações intradomiciliares.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRROS JOSÉ AMÉRICO E LARANJEIRAS - emissários, estações elevatórias, rede e ETE
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - COMUNIDADE JD ESTER - rede, coletor tronco, emisários, ligações domiciliares e intradomiciliares.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO ALTIPLANO CABO BRANCO - rede, coletor tronco, ligações domiciliares.
- Natal (RN) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA GS BAIRROS: TIROL, LAGOA NOVA, NOVA DESCOBERTA E PQ DAS DUNAS - redes, emissários, estação elevatória e ligações prediais
- Natal (RN) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRROS ALECRIM E QUINTAS - estação elevatória, emissário.
- Recife (PE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - PARTE DO BAIRRO BOA VIAGEM, VILA IPSEP E ENTORNO AV MASCARENHAS DE MORAES - estações elevatórias, emissários de recalque, rede, ligações, ETE
- Recife (PE) - AMPLIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DA ETE CABANGA
- Salvador (BA) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - DIVERSOS BAIRROS - redes condominial e convencional, estação elevatória, ligações domiciliares
- Salvador e Lauro de Freitas (BA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - rede coletora, linha de recalque, estações elevatórias, coletores e ligações prediais
- Santo André (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - DESPOLUICAO DO CÓRREGO GUARARÁ -REMANEJAMENTO REDE E COLETORES VILA JD STO ANDRE
- São Gonçalo (RJ) - ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - MELHORIA DA ETE SÃO GONÇALO
- São Gonçalo (RJ) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIAS RIOS MUTONDO E COELHO - BAIRROS NOVA CIDADE, TRINDADE E LUIZ CAÇADOR - rede, ligações domiciliares
- São Luís (MA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA DO BACANGA - ligações prediais, rede.
- São Paulo, Embu das Artes e Itapecerica da Serra (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SP, EMBU, ITAPECERICA DA SERRA - rede, ligações, coletores, estação elevatória.
- Teresina (PI) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - MARGEM DIREITA MACROBACIA DO RIO PARNAÍBA - rede, ligações domiciliares, coletores, interceptores, estações elevatórias
- Teresina (PI) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - ZONA SUL - rede, estações elevatórias, emissários e ETE.
ÁGUA
Atrasada
- Aparecida de Goiânia e Goiânia (GO) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - VILA ADÉLIA - adutora, booster, ETA.
- Aracaju (SE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - adutora e ETA da barragem do Rio Poxim
- Belém, Ananindeua e Marituba (PA) - AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - R.M. de Belém - ETA, elevatória, adutoras, etc.
- Brasília, Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama (DF) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Águas Lindas
de Goiás e RIDE - Sistema Corumbá Sul - ETA Valparaiso
- Campinas (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - reservatórios, subadutora e redes de distribuição na região do DIC e adjacências
- Campo Grande (MS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - poços, adutoras, reservatórios, estação elevatória, rede e ligações prediais.
- Feira de Santana (BA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - elevatórias, reservatórios e rede.
- Goiânia (GO) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRROS JD PRESIDENTE E SETOR REAL CONQUISTA - adutora, booster, elevatória, reservatório, rede, ligações.
- Goiânia (GO) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - adutora, booster, reservatório.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - João Pessoa - adutoras, elevatória, reservatório.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Conjuntos Cidade Verde, Cidade Jardim e Adjacências em João Pessoa - PB - elevatória, adutora, reservatório, rede e ligações.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Reservatório RC (R21) no município de João Pessoa, PB
- Joinville (SC) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRROS BOM RETIRO E S MARCOS - adutora, sub adutora.
- Recife (PE) - ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - alimentadores e anéis secundários na rede existente.
- Recife (PE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - MORROS IBURA - sub adutoras.
- Ribeirão Preto (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - poços, reservatórios, adutoras.
- Rio de Janeiro (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Zona Oeste - bairros Barra da Tijuca, Vargem Grande e Vargem Pequena - reservatórios, adutoras, rede.
- Rio de Janeiro (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BANGU - sub adutora, elevatória, anéis de distribuição, troncos alimentadores.
- Salvador (BA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Salvador e Ilha dos Frades - Abastecimento de água em Salvador
- São Gonçalo (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRRO MONJOLOS - reservatórios, troncos alimentadores, redes.
- São Paulo (SP) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - FAVELA PARAISÓPOLIS - rede e ligações prediais.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Bairro Americanópolis - adutora, reservação e rede distribuidora
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - SETORES CAMBUCI E IPIRANGA - rede.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Setores Brooklin, Consolação, Mooca, Avenida, Penha e Artur Alvim - rede primária
- Sorocaba SP AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRRO APARECIDINHA - reservatórios e adutoras.
- Sorocaba SP AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRRO BRIGADEIRO TOBIAS - elevatória e adutora.
Não iniciada
- Belém (PA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Belém – Redes, elevatórias, ligações domiciliares, adutora e reservatórios
- Belo Horizonte (MG) - "AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Portal Sul - ZA 18 - adutora e reforço de estação elevatória"
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Sistema Produtor de Água Paranoá - captação, ETA, elevatória, adutoras.
- Brasília (DF) - "AMPLIAÇÃO RESERVATÓRIOS - SAA do
Descoberto"
- Curitiba (PR) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA Passaúna
- Feira de Santana (BA) - AMPLIAÇÃO E MELHORIAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - zona Leste de Feira de Santana - adutora, reservatórios, elevatória, rede e medidores.
- Fortaleza (CE) - SISTEMA ADUTOR e RESERVAÇÃO - Taquarão
- Guarulhos (SP) - OBRAS COMPLEMENTARES DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - reservatórios, redes primárias, estação elevatória, redes secundárias.
- Guarulhos (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Adutoras, elevatórias, reservatório - Bairros Pimenta e Bonsucesso
- João Pessoa (PB) - SISTEMA ADUTOR - Abiaí-Papocas na RM João Pessoa - 2a etapa
- João Pessoa (PB) - SISTEMA ADUTOR - Abiaí-Papocas na RM João Pessoa - 3a etapa.
- Joinville (SC) - "AMPLIAÇÃO DA ETA Cubatão no bairro
Pirabeiraba"
- Juiz de Fora (MG) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA, adutoras, elevatórias, reservatórios, redes e hidrõmetros.
- Ribeirão Preto (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - reservatorios, poços, adutoras, redes.
- Salvador (BA) - "MELHORIA NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Salvador -
rede, linhas tronco. área de atendimento do reservatório R7 e R23"
- Santo André (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA, captação, adutoras, elevatórias, reservatório.
São Lourenço da
- Serra, Juquitiba, Ibiúna, Vargem Grande Paulista (SP) - SISTEMA PRODUTOR - São Lourenço - captação, adutoras, ETA.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Sistema Cantareira - Reservatório R3
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - adutoras Jardim América-Lapa e ABV-Jardim América
- São Paulo e Francisco Morato (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Setores Perus, em São Paulo,Liliane e Parque 120, em Francisco Morato, e Franco da Rocha Centro - reservatórios e elevatória.
- Sorocaba (SP) - IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA PRODUTOR - Água Tratada - Vitória Régia
- Sorocaba (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Captação, adução e Tratamento da ETA Éden
Paralisada
- Aparecida de Goiânia, Trindade, Goiânia (GO) - "AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Goiânia - Construção do Sistema Produtor João Leite -
2ª fase"
- Belém (PA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA Sideral
- Belo Horizonte (MG) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Melhorias na tomada d'água, ETA, elevatória e subestação, implantação de linha de transmissão e reservatório
- Belo Horizonte (MG) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - adutora, elevatória, boosters, reservatórios, rede.
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Ceilândia - recuperação de reservatórios de água
- Buritis, Unaí,Abadiânia, Água Fria de Goiás (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Rio Corumbá - adutoras e ETA - Sistema Corumbá Sul
- Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás e Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA e adutora.
- Contagem (MG) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - sede municipal
- Duque de Caxias (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Bairro Campos Elíseos - adutora, ETA, reservatório, tronco alimentador, rede distribuidora, ligações domiciliares.
- Duque de Caxias (RJ) - ADEQUAÇÃO E MELHORIAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Bairro Jardim Primavera - rede e ligações.
- Duque de Caxias,Rio de Janeiro (RJ) - ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Bairro Parque Fluminense - rede, recuperação do reservatório, ligações domiciliares.
- Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade (GO) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - adutoras, reservatórios, estação elevatória, rede e ligações prediais.
- Itaboraí, Niterói e São Gonçalo (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - duplicação adutora, melhorias ETA.
- João Pessoa (PB) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - LOTEAMENTO CIDADE RECREIO - sub adutora, reservatório, rede, elevatória, ligações domiciliares.
- Juiz de Fora (MG) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA Dr. alfrido Machado Mendonça
- Mesquita, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Nilópolis, Duque de Caxias e Queimados (RJ) - MELHORIA NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Baixada Fluminense - medidores, válvulas reguladoras
- Nova Iguaçu (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRROS PRADOS VERDES E OUTROS - tronco distribuidor, rede, ligações prediais.
- Nova Iguaçu (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - REGIÃO GRÃO PARÁ - adutora, rede, ligações prediais.
- Nova Iguaçu (RJ) - MELHORIA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRROS JD VIGA E JD ESPLANADA - adutora e reforma reservatório.
- Nova Iguaçu (RJ) - ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - dique e alteração na captação de água do Sistema Guandu
- Recife (PE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRRO SETÚBAL - rede, estação de medição, ligações domiciliares.
- Recife (PE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRROS IPUTINGA, CAXANGÁ, DOIS IRMÃOS, APIPUCOS E MONTEIRO.
- Rio de Janeiro (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - linha de recalque e recuperação bombeamento de elevatória.
- Rio de Janeiro (RJ) - "AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ZONA OESTE - reservatórios, adutora, anéis de
distribuição, travessias."
- Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ) - ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - bairros Marques Maneta, Columbandê, Trindade, Tribobó e Amendoeira - troncos, rede e ligações
- Salvador (BA) - REMANEJAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - reservatórios, linhas tronco, etc.
- São Gonçalo (RJ) - MELHORIA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - recuperação booster e reservatórios, ligações prediais.
- São Luís (MA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BACIA RIO BACANGA - barragem, ETA, rede, ligações.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - adutoras, estação elevatória.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - SETOR JARAGUÁ - rede.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA