Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 30 de agosto de 2015

Ato na Avenida Paulista tem tumulto e boneco inflável de Lula é esvaziado

Policiais separam os grupos contra (à frente) e a favor (ao fundo) do ato com o boneco inflável de Lula (esvaziado, à direita) na Avenida Paulista neste domingo (Foto: Cris Faga/Fox Press Comunicação/Estadão Conteúdo)Policiais separam os grupos contra (à frente) e a favor (ao fundo) do ato com o boneco inflável de Lula (esvaziado, à direita) na Avenida Paulista neste domingo (Foto: Cris Faga/Fox Press Comunicação/Estadão Conteúdo)
Organizadores do ato com o boneco inflável do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de presidiário decidiram terminar o protesto deste domingo (30) na Avenida Paulista antes do horário pretendido depois que um grupo de apoiadores do governo foi à avenida para confrontar a manifestação. O boneco foi inflado às 11h e seria desmontado às 15h, mas o tumulto fez os organizadores mudarem de ideia. O boneco foi esvaziado às 13h55.
A Polícia Militar precisou fazer um cordão de isolamento para separar os dois grupos. Com ânimos acirrados, o grupo contra o boneco gritava "Não vai ter golpe" e chamavam os manifestantes de "fascistas". Com bandeiras do Partido dos Trabalhadores, eles pediam para o boneco ser demontado.
Manifestantes com a bandeira do PT discutem com grupo que fez protesto contra o governo na Avenida Paulista (Foto: Vilmar Bannachi/Futura Press/Estadão Conteúdo)Manifestantes com a bandeira do PT discutem com grupo que fez protesto contra o governo na Avenida Paulista (Foto: Vilmar Bannachi/Futura Press/Estadão Conteúdo)
O grupo que organizou o ato, por sua vez, falou para os petistas irem protestar em outro lugar e afirmando que têm posições diferentes. Acusaram ainda os petistas de estarem recebendo R$ 50 para ir ao local. Antes, eles haviam discutido com um casal que se manifestou contra o boneco.
Os petistas comemoraram quando o boneco foi esvaziado e gritaram o nome de Lula. "Era para ficar mais tempo, mas não queremos conflitos", disse Heduan Pinheiro, de 34 anos, integrante do movimento Brasil Melhor e é um dos responsáveis por trazer o o boneco para Avenida Paulista.
"Vamos encerrar em respeito aos cidadãos. Vimos que em São Paulo não dá para se manifestar livremente. Mas se voltarmos a nos manifestarem aqui, estaremos muito mais preparados", completou.
Antes de o boneco ser esvaziado, manifestantes contra o governo discutiram com casal que reclamou do ato (Foto: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo)Antes de o boneco ser esvaziado, manifestantes contra o governo discutiram com casal que reclamou do ato (Foto: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Mesmo após o boneco ser esvaziado, a discussão entre os dois grupos continuou. Por volta de 14h40, os manifestantes levaram o boneco embora e a multidão começou a dispersar. O boneco inflável de 12 metros de altura e 500 kg com a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com roupa de presidiário foi montado na manhã deste domingo na Avenida Paulista, na região central de São Paulo. Os organizadores do ato contra o ex-presidente e o governo federal levaram grades e contrataram seguranças particulares para proteger o boneco de atos de vandalismo, como o ocorrido na sexta-feira, quando o boneco foi furado por uma mulher que era contra o protesto.
Os organizadores colocaram o Hino Nacional em um alto falante enquanto desenrolavam o boneco de plástico para começar a encher de ar. O boneco foi inflado em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal. A Avenida Paulista não foi fechada para veículos, como aconteceu no domingo passado.
Algumas pessoas protestaram contra a presença do boneco na Paulista. "Esse movimento é fascita", disse o professor universitário Adrian Carlo, de 51 anos. "Eu penso que é uma campanha de manipulação. Por que o Lula e não o José Dirceu? As pessoas gritam e não argumentam. Elas não querem se informar."
O boneco chamado de Pixuleco já havia aparecido na sexta-feira em dois pontos da capital, na Ponte Octávio Frias de Oliveira, a Ponte Estaiada, na Zona Sul, e na frente da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá. Na tarde de sexta, a presença do boneco causou tumulto entre manifestantes a favor e contra o ato.
Ministro é vaiado
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é abordado por manifestantes na Avenida Paulista (Foto: Dario Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo)O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é abordado por manifestantes na Avenida Paulista (Foto: Dario Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo)
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi abordado por manifestantes anti-governo Dilma Rousseff no início da tarde desde domingo na Avenida Paulista. Cardozo caminhava na avenida com um outro homem quando passou a ser xingado e vaiado.
Em vídeo postado pelo movimento Revoltados OnLine, Cardozo afirma que "é uma manifestação democrática e tem que respeitar o povo". Ele disse à rádio CBN lamentar quando alguns manifestantes cometem excessos.
Cardozo entrou uma livraria que fica dentro do centro comercial e os manifestantes o seguiram. A loja chegou a ser fechada por alguns instantes. Cardozo, que é frequentador habitual da livraria, se manteve tranquilo o tempo todo.
Boneco inflável com a imagem de Lula é erguido na Avenida Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)Boneco inflável com a imagem de Lula é erguido na Avenida Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)
Boneco inflável com a imagem de Lula começa a ser montado protegido por grades na Avenida Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)Boneco inflável com a imagem de Lula começa a ser montado protegido por grades na Avenida Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)
Boneco inflável com a imagem de Lula é desenrolado sob os olhares de pessoas que passeiam na Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)Boneco inflável com a imagem de Lula é desenrolado sob os olhares de pessoas que passeiam na Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)
Boneco é inflado no pátio em frente à Caixa Econômica Federal, na Avenida Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)Boneco é inflado no pátio em frente à Caixa Econômica Federal, na Avenida Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)
Boneco com a imagem do ex-presidente Lula como presidiário começa a ser inflado na Avenida Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)Boneco com a imagem do ex-presidente Lula como presidiário começa a ser inflado na Avenida Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)
Boneco inflável com a imagem de Lula começa a ser erguido na Avenida Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)Boneco inflável com a imagem de Lula começa a ser erguido na Avenida Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)
Boneco inflável com a imagem de Lula é ser erguido na Avenida Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)Boneco inflável com a imagem de Lula é ser erguido na Avenida Paulista (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA