Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

terça-feira, 18 de agosto de 2015

A ilha mais mortal do mundo está no Brasil


A ilha mais mortal do mundo está no Brasil


A Ilha da Queimada Grande, localizada a cerca de 144 km da costa de São Paulo, parece ser mais um daqueles belos lugares à primeira vista. Mas ao saber a verdade aterrorizante sobre o local, provavelmente você nunca desejará visitá-lo – a ilha está infestada com entre 2.000 e 4.000 jararacas-ilhoa, uma das serpentes mais letais em todo o mundo.
O veneno dessas cobras pode matar uma pessoa em menos de uma hora, e numerosas lendas locais contam os destinos horríveis que aguardavam aqueles que vagavam sobre as margens da Ilha de Queimada Grande. Há rumores de que um pescador infeliz desembarcou na ilha em busca de bananas, e só foi descoberto dias depois morto em seu barco com uma poça de sangue e picadas em todo o corpo. De 1909 a 1920, algumas pessoas viviam na ilha. Mas de acordo com outro conto local, o último faroleiro, juntamente com toda a sua família, morreu quando um grupo de cobras entrou em sua casa através das janelas.
Embora alguns afirmam que as cobras foram colocadas na ilha por piratas na esperança de proteger o seu ouro, na realidade, a densa população da ilha das cobras evoluiu ao longo de milhares de anos sem a intervenção humana. Cerca de 11 mil anos atrás, o nível do mar subiu o suficiente para isolar a Ilha da Queimada Grande do continente, fazendo com que as espécies de serpentes que viviam na ilha evoluíssem de modo diferente das que ficaram no continente.
As cobras que acabaram encalhadas na Ilha da Queimada Grande não tinham predadores no nível do solo, permitindo que elas se reproduzem rapidamente. Seu único desafio: elas também não tinham presas no nível do solo. Para encontrar o alimento, as serpentes se voltaram para aves migratórias que visitam a ilha sazonalmente durante longos vôos. Muitas vezes, as cobras perseguem suas presas, mordem e esperam que o veneno incrivelmente potente e eficiente faça seu trabalho antes de se alimentar da vítima.
Por causa do perigo, o governo brasileiro controla rigorosamente visitas a Ilha da Queimada Grande. Mesmo sem uma proibição do governo, porém, o local provavelmente não seria um destino turístico: as cobras da ilha existem em uma alta concentração de tal forma que algumas estimativas afirmam que há uma cobra por cada metro quadrado em alguns pontos.
Para se ter uma deia, o veneno dessas cobras é cerca de cinco vezes mais forte do que qualquer cobra no território brasileiro, sendo capaz inclusive de derreter a carne humana quase que instantaneamente quando aplicado em grandes quantidades. Mesmo com tratamento rápido, as vítimas têm tem uma chance de 3% de sobreviver. O veneno da cobra pode causar insuficiência renal, necrose do tecido muscular, hemorragia cerebral e hemorragia intestinal.
Por causa da demanda do mercado negro por cientistas, colecionadores de animais e contrabandistas de animais selvagens, há algumas armadilhas para cobras na costa da ilha. Uma única jararaca-ilhoa pode ser vendida entre $ 10.000 a $ 30.000. A degradação do habitat e doenças também prejudicaram a população da ilha, que diminuiu em cerca de 50% nos últimos 15 anos, segundo algumas estimativas. [Smithsonianmag]

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA