Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sábado, 27 de junho de 2015

INTERNET: Estudante depõe e diz que repassou vídeo de corpo de Cristiano Araújo

Sucesso em 2013, 'Maus bocados' levantou o público no show de Cristiano Araújo no Ribeirão Country Fest (Foto: Érico Andrade/G1)Cantor  (Foto: Érico Andrade/G1)
O estudante de enfermagem Leandro Almeida Martins, de 24 anos, prestou depoimento e assumiu que passou o vídeo feito em uma clínica de Goiânia durante a preparação do corpo do cantorCristiano Araújo para duas tias, segundo a Polícia Civil. Os esclarecimentos foram feitos no fim da tarde de sexta-feira (26). As imagens foram feitas pela colega de sala do rapaz, Márcia Valéria dos Santos que trabalhava no local. O músico morreu em um acidente de carro na BR-153, quando voltava de um show.
Segundo a polícia, a técnica confessou que gravou o vídeo e enviou ao jovem. A Justiça já solicitou ao Google e Facebook que as imagens sejam retiradas da internet. As imagens foram gravadas na Clínica Oeste. No vídeo, o técnico em tanatopraxia (procedimento de retirada dos fluídos do corpo para o enterro) Marco Antônio Ramos, 41, aparece fazendo os preparativos no corpo para o funeral. O arquivo acabou vazando nas redes sociais e causando grande revolta em fãs e, principalmente, familiares.
A assessoria de imprensa da Clínica Oeste informou ao G1 que os funcionários já foram demitidos.
Em nota, o estabelecimento afirmou que repudia a ação dos empregados. "A Clínica Oeste existe há quatro anos e reitera seu compromisso com a ética, a transparência, o zelo pela prestação do serviço e o respeito às famílias, e se solidariza com todos os que, como ela, repudiam tal ato", destacou o texto.
“O Leandro não soube explicar o motivo de ter divulgado o vídeo para as tias, disse apenas que recebeu da Márcia e divulgou. Mas ele falou que apagou logo em seguida e não sabe como essas imagens chegaram a tantas pessoas”, explicou Eli José de Oliveira, responsável pelo caso. Assim como os dois técnicos em tanatopraxia, o jovem será indiciado pelo crime de vilipendiar cadáver (desrespeito ao corpo), com pena que vai de um a três anos de prisão.
Ainda segundo o investigador, as duas tias serão ouvidas na próxima semana para saber se elas repassaram para mais pessoas. “Informações antecipadas que nós tivemos por parte do Leandro é que elas não teriam passado para mais ninguém. Mas ainda é cedo concluir se ele só passou para as duas, se elas realmente não repassaram ou até mesmo se a Márcia não enviou para outras pessoas também”, disse Oliveira.
Remoção da web
O juiz William Fabian, da 3ª Vara de Família de Goiânia, concedeu uma decisão liminar para que todas as imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo, que mostrem a preparação antes do enterro, sejam retiradas das páginas do Google e Facebook. De acordo com o magistrado, assim que as empresas forem notificadas, devem seguir a determinação imediatamente. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 10 mil.
O que fizeram foi um desrespeito muito grande, é extremamente revoltante."
juiz William Fabian
“O que fizeram foi um desrespeito muito grande, é extremamente revoltante. Por isso, se as companhias não retirarem essas fotos e vídeos do ar, os responsáveis legais por cada uma poderão até ser presos, pois a manutenção e divulgação configura o crime de vilipendiar cadáver [desrespeito ao corpo]”, afirmou o juiz ao G1.
Em nota, o Google informou que "ainda não foi formalmente intimado, razão pela qual não pode se pronunciar". Já o Facebook enviou um comunicado ao G1 dizendo apenas que não comenta "casos específicos".
A ação que pede a retirada das fotos é movida pelo escritório do cantor, o CA Produções Artísticas. A decisão liminar, publicada na noite de quinta-feira (25), destaca que todas as providências cabíveis sejam tomadas “para cessar, imediatamente, a disseminação das imagens degradantes na rede mundial de computadores”.

Uma das advogadas que representam o escritório, Amelina Moraes do Prado disse que a ação foi proposta visando preservar tanto a imagem do cantor quanto da namorada dele, Allana Moraes, de 19 anos, que morreu no mesmo acidente que o músico.

"Não respondemos legalmente por ela, mas, quando pedimos que todas as fotos do corpo do Cristiano antes do enterro, assim como as tiradas ainda no local do acidente, sejam bloqueadas, o objetivo também foi o de preservar a imagem da Allana, indiretamente", explicou.
 
Delegado responsável pelo caso informou que funcionários da clínica foram ouvidos Goiás Goiânia (Foto: Vanessa Martins/G1)Delegado disse que funcionário já foram indiciados
(Foto: Vanessa Martins/G1)
Ainda segundo a advogada, qualquer pessoa identificada disseminando as fotos e vídeos será processada. "Se houver essa identificação de alguém que segue divulgando, fazendo comentários jocosos, vamos tomar as medidas legais cabíveis para que responda pelo ato. Os familiares e a equipe do Cristiano ficaram consternados com essas imagens", destacou.

O diretor de comunicação do cantor, Rafael Vannucci, afirmou ao G1 que a decisão judicial foi recebida pelos familiares e amigos do cantor “com alívio”. “Assim que soubemos dessas imagens já acionamos os nossos advogados, pois elas são revoltantes. Não por se tratar do Cristiano, que era famoso, mas é um desrespeito com o ser humano. Foi muita falta de amor ao próximo”, disse.
Indiciados
A Polícia Civil já indiciou os técnicos em tanatopraxia Marco Antônio Ramos, de 41 anos, e Márcia Valéria dos Santos, de 39, por vilipendiar cadáver. "A Márcia disse que o Marco só percebeu que ela estava gravando quando já estava no meio da filmagem, mas não a impediu. Depois, ela mandou esse vídeo para o colega, que estuda com ela, e foi ele quem postou nas redes sociais", explicou Oliveira.
"Nos depoimentos, tanto o Marco quanto a Márcia assumiram que sabiam do regimento interno da clínica que impede o registro de imagens dos cadáveres. Ela afirmou que já trabalhava no local há quatro anos e que o ato foi impensado. Por isso, a clínica não deve ser responsabilizada. A não ser que os familiares entrem com ação na Justiça", destacou o delegado.
Oliveira ressaltou que inquérito sobre o caso já está em fase final de conclusão. A sócia-proprietária da clínica, Laurinete Menezes Oliveira, também foi ouvida. "Ela ressaltou que todos os funcionários assinam o termo, que os responsabiliza pelos atos. Sendo assim, a clínica fica passível de uma ação cível, mas não criminal".
A advogada do escritório do cantor disse que a clínica será acionada judicialmente. "Vamos processá-los pedindo indenização por danos morais. A clínica foi contratada para os serviços e tem responsabilidade pelos atos dos seus funcionários", afirmou Amelina Moraes do Prado.
O delegado destacou, ainda, que qualquer pessoa que divulgar as imagens fica passível de ser indiciada pelo crime de vilipendiar cadáver. "A gente não vai atrás de casos isolados, mas se houver denúncia, ela será apurada", concluiu Oliveira..
Tanto o Marco quanto a Márcia sabiam do regimento interno da clínica que impede o registro de imagens dos cadáveres. Ela afirmou que o ato foi impensado"
Eli José de Oliveira, delegado
"São os dois funcionários da Clínica Oeste, onde o corpo foi preparado. Além disso, uma terceira pessoa, que foi quem divulgou as imagens, também poderá ser indiciada pelo mesmo crime", disse Oliveira.
Os indiciados são os técnicos em tanatopraxia (procedimento de retirada dos fluídos do corpo para o enterro) Marco Antônio Ramos, de 41 anos, e Márcia Valéria dos Santos, de 39, que já foram ouvidos e liberados. O terceiro envolvido ainda vai prestar depoimento. Ele é colega de Márcia em um curso de enfermagem e apontado como o responsável por divulgar as imagens.
"A Márcia disse que o Marco só percebeu que ela estava gravando quando já estava no meio da filmagem, mas não a impediu. Depois, ela mandou esse vídeo para o colega, que estuda com ela, e foi ele quem postou nas redes sociais", explicou Oliveira.
Cristiano Araújo e a namorada, a estudante Allan Coelho, Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)Cristiano Araújo e a namorada, Allana Moraes, morreram após acidente (Foto: Arquivo Pessoal)


Morte
Cristiano Araújo morreu em um acidente de carro na BR-153, entre Morrinhos e Pontalina, na quarta-feira (24) quando voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado. No veículo também estava a namorada do cantor, a estudante Allana Coelho, de 19 anos, que morreu no local, além do motorista do músico, Ronaldo Miranda, e do empresário Victor Leonardo – os dois se feriram, mas já receberam alta do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG).

corpo do cantor foi enterrado por volta das 12h de quinta-feira (25), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Mais de 1,5 mil pessoas, entre familiares, amigos e fãs, acompanharam a cerimônia, segundo estimativas da Polícia Militar. Eles deram uma salva de palmas e cantaram vários sucessos do artista durante a despedida.
O sepultamento do cantor ocorreu após um cortejo de 15 km em um carro dos bombeiros, que partiu do Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde o corpo foi velado por mais de 15 horas, até o local. O caixão estava coberto por uma bandeira do Brasil e outra do Vila Nova, time do coração do sertanejo.
O corpo do cantor Cristiano Araújo é enterrado no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia (Foto: André Costa/Estadão Conteúdo)O corpo do cantor foi enterrado no cemitério Jardim das Palmeiras (Foto: André Costa/Estadão Conteúdo)
  •  
Família chora em caixão de Cristiano Araújo Goiânia Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)Família chora em caixão de Cristiano Araújo, em Goiânia (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA