Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 10 de maio de 2015

MP FLAGRA PREFEITO DESVIANDO VERBA DA EDUCAÇÃO PARA CEMITÉRIO

Nesta quinta-feira (07/05), o Ministério Público da Bahia (MP) deflagrou em Ribeira do Pombal a operação “PÉ NA COVA” com a finalidade de investigar denúncia segundo a qual a prefeitura municipal estaria desviando verba exclusiva da Educação, pertencente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), para custear serviços dos cemitérios locais, como também a coleta de lixo da cidade.

Segundo o promotor de justiça da comarca, dr. Ícaro Bezerra, ontem (06/05) vereadores lhe apresentaram uma representação, instruída com farta documentação, contra o prefeito Ricardo Maia Chaves de Souza, e outros cinco auxiliares diretos, dando conta de que os recursos do FUNDEB, reservados ao pagamento dos salários de professores e demais profissionais da Educação, estariam sendo desviados para pagar despesas com coveiros dos cemitérios locais, garis, podadores de árvores e capinadores, vinculados a outros órgãos da Administração estranhos à secretaria municipal de Educação. “Dada a gravidade da situação, imediatamente, determinei a um servidor do Ministério Público que lavrasse um auto de constatação dos fatos narrados pelos vereadores. Hoje, pela manhã, o técnico ministerial realizou a diligência nos postos de trabalho da prefeitura, verificando que, de fato, a versão dos denunciantes coincide com os registros documentais que foram apresentados. Em função disso, ajuizarei ação civil pública para apurar os atos de improbidade praticados pelas autoridades responsáveis”, concluiu o promotor.

O Blog do Gomes foi a campo e verificou que o agente do Ministério Público estivera no cemitério (novo) Nosso Senhor da Ascensão, onde registrou a presença de três laboriosos coveiros indicados na denúncia; no curso da diligência ministerial também foi entrevistada mais de uma dezena de garis da coleta de lixo, remunerados com dinheiro da Educação. Mas não ficou só nisso: o técnico do MP visitou a delegacia de polícia e a CIRETRAN local, onde funcionários da prefeitura pombalense, remunerados com recursos do FUNDEB, prestam seus serviços.

O repórter do Blog, Luiz Sales, tentou falar com o prefeito Ricardo Maia, porém foi informado de que o alcaide estaria em Brasília. Na sua ausência, foram entrevistados o secretário de Administração, Erikson Silva, e a secretária de Educação, Marla Viana, que disseram ignorar a situação, porém. No entanto, a documentação oficial da Operação “PÉ NA COVA” a que o blog tivera acesso indica que os salários de mais de trinta agentes de limpeza urbana (garis), dos coveiros municipais, e de muitos outros funcionários temporários, estão saindo dos recursos orçamentários destinados aos sofridos professores municipais, que, por sinal, estão em campanha salarial.

Apenas para ilustrar, destaca-se o caso do coveiro Lucivan Francisco de Jesus; do capinador Jussival Reis dos Santos; do carroceiro Edilson Santos de Jesus; do soldador Marcelo de Souza Almeida; dos zeladores de cemitério: Rogério dos Santos Souza, Vagner Santos de Souza e Herculano Alves dos Santos, bem como do agente de limpeza Genivaldo Manoel da Silva. Este último, a propósito, também trabalhou como terceirizado para a prefeitura até abril de 2014, mas agora se encontra na folha de pagamento do FUNDEB. Detalhe, quando era terceirizado, a despesa mensal da prefeitura com Genivaldo era de R$ 1.926,32, mas agora, com recursos do FUNDEF, é de apenas um salário mínimo. Com a palavra aqueles que se encontram com o pé na cova.

Fonte: Blog do Gomes / Arildo Leone

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA