Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SÃO PAULO: Moradores da Zona Leste limpam sujeira deixada por enchente


Moradores da Zona Leste de São Paulo passaram a madrugada desta quinta-feira (11) em claro limpando as casas após o temporal que alagou ruas da Vila Campanella, na região de Itaquera, uma das mais atingidas pela enxurrada na tarde de quarta-feira (10). O ponto crítico foi o entorno da Rua Padre Viegas de Menezes, a menos de 2 km da Arena Corinthians.

A água demorou a recuar, como mostrou o Bom Dia São Paulo. Cerca de quatro horas após o fim da chuva, a reportagem ainda encontrou água em algumas casas. Devido à falta d´água que atinge a região, alguns moradores só puderam começar a fazer os trabalhos de limpeza após 1h desta quinta. Segundo a Sabesp, a pressão da água estava acima do normal por volta das 22h.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) explicou que as chuvas que vieram do interior pararam em cima da Zona Leste. O volume de água foi muito grande na região. Em Itaquera, choveu 63,4 mm, o que fez o Córrego Verde transbordar nas imediações da Avenida Jacu-Pêssego com a Avenida Imperador. A água arrastou carros e até um caminhão. O Centro de Treinamento de Bombeiros também foi invadido pela enxurrada.
Moradores atribuem as enchentes à redução na calha do Córrego Rio Verde para a construção do Complexo Viário de Itaquera. Procurada pelo Bom Dia São Paulo, a Prefeitura não se manifestou até a veiculação da reportagem.
Um veículo urbano de carga (VUC) cai no córrego verde, no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo, na tarde desta quarta-feira, 10. (Foto: WILLIAM VOLCOV/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
Um veículo urbano de carga cai no Córrego Verde,
na Zona Leste de São Paulo (Foto: William Volcov/
Brazil Photo Press /Estadão Conteúdo)
Em Itaquera, três dos dez veículos que estavam em um estacionamento na Rua Tomazzo Ferrara foram arrastados para um córrego. Outros ficaram danificados e ainda aguardavam reparo na manhã desta quinta.
Com o temporal, o muro da Escola Municipal de Ensino Infantil Evaristo da Veiga, na região de Artur Alvim, caiu com a força da água, que subiu cerca de 1,5 m. O colégio, onde acontecia uma reunião de pais, fica a cerca de 15 minutos de carro do córrego que transbordou. Ninguém ficou ferido. As aulas foram suspensas.
Quatro dos cinco bairros onde mais choveu na tarde de quarta-feira ficam na Zona Leste. Além de Itaquera, registraram chuva forte: São Mateus (37,8 mm), São Miguel Paulista (37,6 mm), Itaim Paulista (22,4). Na Zona Sul, no Campo Limpo teve 24,2 mm de chuva.
Segundo o CGE, da Prefeitura, a previsão é de chuva forte na tarde desta quinta. A temperatura máxima pode chegar a 30ºC e, no começo da tarde, a chegada de uma frente fria causa o temporal.
Recuperação dos reservatórios
Apesar dos estragos, o temporal que atingiu São Paulo pode ajudar a elevar o nível de água na região de represas. Segundo o CGE, os reservatórios atingidos foram os do Sistema Cantareira, o Alto do Tietê e, com mais intensidade, o Guarapiranga. O meteorologista Michael Pantera, afirmou, no entanto, que ainda é cedo para comemorar.
"Essas chuvas de hoje não vão reverter o quadro da crise hídrica, mas ajudam a amenizar a situação", disse em entrevista à GloboNews. Segundo ele, as chuvas mais intensam estão em direção ao Cantareira, o que pode representar uma melhora do quadro ainda maior.
Forte chuva provoca alagamento na Rua Padre Viegas de Menezes, no centro de Itaquera, na zona leste de São Paulo, na tarde desta quarta-feira, 10. (Foto: Sergio Neves/Estadão Conteúdo)Forte chuva provoca alagamento na Rua Padre Viegas de Menezes, no centro de Itaquera, na zona leste de São Paulo, na tarde desta quarta-feira, 10. (Foto: Sergio Neves/Estadão Conteúdo)

Dezenas de carros foram arrastados e encobertos pela água na Rua Padre Viegas de Menezes, no centro de Itaquera, na zona leste de São Paulo, durante o temporal que atingiu a cidade na tarde desta quarta-feira, 10. (Foto: SERGIO NEVES/ESTADÃO CONTEÚDO)Dezenas de carros foram arrastados e encobertos pela água na Rua Padre Viegas de Menezes, no centro de Itaquera, na zona leste de São Paulo, durante o temporal que atingiu a cidade na tarde desta quarta-feira, 10. (Foto: SERGIO NEVES/ESTADÃO CONTEÚDO)
Populares tentam impedir a invasão da água depois da forte chuva que provocou diversos pontos de alagamento na Rua Padre Viegas de Menezes, no centro de Itaquera, na zona leste da capital paulista, na tarde desta quarta-feira (10). (Foto: WILLIAM VOLCOV/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)Populares tentam impedir a invasão da água depois da forte chuva que provocou diversos pontos de alagamento na Rua Padre Viegas de Menezes, no centro de Itaquera, na zona leste da capital paulista, na tarde desta quarta-feira (10). (Foto: WILLIAM VOLCOV/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA