Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 14 de dezembro de 2014

Desvio no petrolão é seis vezes maior que o do mensalão, diz ‘O Globo’

lavajatoCom uma bomba prestes a explodir, a divulgação dos nomes dos políticos envolvidos, a Operação Lava Jato já desbaratou um esquema que desviou dos cofres públicos pelo menos seis vezes mais recursos do que o mensalão. O cálculo é do jornal O Globo. O Ministério Público Federal pede o ressarcimento de R$ 1,1 bilhão obtidos de maneira fraudulenta pelos acusados de participação no chamado petrolão. Nas investigações do mensalão, em 2005, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Polícia Federal e o Ministério Público apontaram o desvio de R$ 170 milhões, em valores já corrigidos monetariamente, lembra a reportagem. Os petistas, no entanto, sempre negaram a utilização de recursos públicos no mensalão.
Segundo O Globo, o impacto político do esquema de fraude em licitações e pagamento de propina a funcionários da Petrobras ainda é, até agora, inferior ao do mensalão, que derrubou alguns dos principais nomes do governo Lula, como o então chefe da Casa Civil, José Dirceu. Mas o novo caso tende a superar o escândalo de 2005 com a eventual denúncia contra dezenas de parlamentares e outros políticos.
O procurador-geral da República examina os indícios existentes contra autoridades suspeitas de envolvimento no caso que gozam do chamado foro privilegiado. Nesse caso, elas só poderão ser investigadas com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).
A reportagem observa que o julgamento do mensalão “quebrou um paradigma” ao mandar para a cadeia políticos poderosos e até executivos de bancos. No caso do petrolão, além de parlamentares, também terão de prestar contas à Justiça dirigentes de algumas das maiores empreiteiras do país.

BLOG DO GORDINHO

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA