Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sábado, 29 de novembro de 2014

Demissões na construção civil preocupam Federação das Indústrias




Diante da situação que ocorreu na última semana, com a decisão do juiz da 2ª Vara da Justiça Federal no Estado, Ronivon Aragão, que declarou a inconstitucionalidade das leis municipais que permitem a construção de edifícios com mais de 12 andares na capital sergipana, o fato tem gerado grande preocupação para a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES).

Porém, a questão ainda mais preocupante para o Sindicato e para o Sistema Indústria de Sergipe são as possíveis demissões que poderão ocorrer, caso a decisão seja mantida. “A preocupação maior das empresas neste momento é de cunho social. Ao paralisar as obras, a consequência imediata será a demissão em massa. Não há como as empresas manterem milhares de trabalhadores com obras paradas. Isso vai gerar um caos social. Além do mais, o mercado sergipano não tem como absorver este contingente imediatamente. Se todas as construtoras demitirem, faço uma pergunta: Para onde vão esses trabalhadores?”, questiona o presidente do Sinduscon/SE, Tarcísio Teixeira.

Segundo um levantamento feito pelo Sinduscon/SE, a medida atinge mais de 40 obras de 30 empresas associadas, sem contar as obras de cooperativas e das empresas não associadas ao Sindicato e à Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (ADEMI-SE). Ao todo, serão 12 mil trabalhdores diretos, que poderão ser atingidos com a decisão. “Além de todos esses trabalhadores serem prejudicados, esse déficit impacta ainda na economia do Estado”, enfatiza o presidente da FIES, Eduardo Prado.

Apesar das obras não estarem paralisadas, devido a um acordo/prazo de 30 dias que foi estabelecido para as adequações das obras, a FIES acredita que o diálogo entre os órgãos competentes, Poder Judiciário, Prefeitura de Aracaju, OAB/SE e a indústria da construção civil em Sergipe, pode evitar que a decisão seja mantida e que milhares de trabalhadores sejam prejudicados.

A FIES concorda com o Sindicato das Indústrias de Construção Civil de Sergipe (Sinduscon/SE). Para o Sindicato, o diálogo respeitoso com o Poder Judiciário e a OAB/SE, com objetivo de oferecer subsídios técnicos de engenharia para a análise criteriosa da ocupação do solo urbano na capital são essenciais. “Precisamos somar forças para o bem comum, o Sinduscon/SE e a ADEMI-SE reforçam o compromisso do setor da construção civil com o desenvolvimento sustentável e econômico do estado de Sergipe e propõem o diálogo aberto junto à comunidade, às autoridades governamentais, ao judiciário brasileiro e conselhos de classe para uma solução eficaz e ágil em prol do nosso povo”, ressalta Tarcísio Teixeira.

Cerâmica Vermelha

O impasse preocupa ainda o setor do segmento de cerâmica vermelha em Sergipe. Para o empresário e membro do Sindicato das Indústrias de Cerâmica e Olarias de Sergipe (Sindicer/SE), José Abílio Guimarães, caso a decisão seja mantida o setor também irá sofrer duras penalidades. “Claro que isso vai impactar não só na mão-de-obra do setor da construção civil mas também no segmento da cerâmica vermelha. Se o número de demanda e de obras cai, a nossa venda e produção de materiais cerâmicos também reduz. Isso é inevitável. Outro ponto é a demissão. Se não produzimos e vendemos como deveríamos, não vamos conseguir manter o mesmo número de funcionários nas empresas”.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA