Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Manifestação perto do Maracanã tem tumulto e depredação

Polícia usa spray em protesto no Rio (Foto: Tasso Marcelo/AFP)Polícia usa spray em protesto no Rio (Foto: Tasso Marcelo/AFP)
Uma passeata com cerca de 300 pessoas contra a Fifa e a Copa do Mundo, iniciada na Praça Saens Peña, na Zona Norte do Rio, teve tumulto entre PMs e manifestantes no fim da tarde e na noite deste domingo (15) no entorno do Maracanã. Ao menos um manifestante foi ferido. Três agências bancárias, além de lixeiras, foram depredadas. Policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha para conter os ativistas, muitos deles mascarados.
Ativistas quebraram vidraças de banco (Foto: Janaína Carvalho / G1)Banco foi depredado (Foto: Janaína Carvalho / G1)
O jovem ferido pela PM foi levado apra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Tijuca. Até as 22h40, não havia informações sobre a causa do ferimento ou sobre o estado de saúde dele.
Bomba caseira
Um vídeo publicado na internet pelo "Fim de Jogo" mostra o momento em que acontece um confronto (veja no YouTube). Nas imagens, policiais fecham a passagem de cerca de 100 manifestantes e lançam bombas de efeito moral. Em contrapartida, uma bomba caseira explode muito perto dos PMs, causando fogo. A luz da rua apaga após um aparente curto-circuito. Segundo a assessoria de imprensa da PM, foram lançados coquetéis molotovs.
Blog Fim de Jogo postou vídeo com momento do confronto. (Foto: Reprodução / YouTube)Fim de Jogo postou vídeo com momento do confronto (Foto: Reprodução / YouTube)
Por volta das 18h20, alguns ativistas tentaram impedir a passagem de um carro e um policial utilizou spray de pimenta para liberar a passagem. Manifestantes seguiram tentando furar o bloqueio por ruas do Maracanã e de Vila Isabel.
Bombas de gás durante protesto contra a Copa na Tijuca (Foto: Tasso Marcelo/AFP)Bombas de gás durante protesto contra a Copa na Tijuca (Foto: Tasso Marcelo/AFP)
Psicóloga levou um Fuleco vestido de black bloc (Foto: Henrique Coelho / G1)Psicóloga levou um Fuleco vestido de black bloc
(Foto: Henrique Coelho / G1)
Enquanto o protesto permanecia concentrado, muitos PMs realizaram revistas. Um dos policiais filmava toda a ação. Entre os cartazes, havia mensagens contra a Fifa e contra governantes brasileiros, como a presidente Dilma e o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão.
O prefeito do Rio também era alvo de alguns, como Sandra Batista, psicóloga. Vestindo a camisa da seleção de Messi, ela disse que iria torcer para a Argentina porque Eduardo Paes disse em 2013 que "se mataria" caso eles vencessem a Copa. "Estou torcendo para que isso aconteça", disse, segurando um boneco do mascote da Copa, o Fuleco, fantasiado de black bloc, com direito a coquetel molotov na mão.
Agência bancária foi depredada em Vila Isabel (Foto: Henrique Coelho / G1)Agência bancária foi depredada em Vila Isabel (Foto: Henrique Coelho / G1)
Carro acelera enquanto manifestantes tentam impedir a passagem (Foto: Henrique Coelho / G1)Carro do Choque acelera enquanto manifestantes tentam impedir a passagem (Foto: Henrique Coelho / G1)
Barreira de PMs na Avenida Maracanã (Foto: Henrique Coelho / G1)Barreira de PMs na Avenida Maracanã (Foto: Henrique Coelho / G1)
PMs faziam revistas em manifestantes perto do Maracanã (Foto: Henrique Coelho / G1)PMs faziam revistas em manifestantes perto do Maracanã (Foto: Henrique Coelho / G1)

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA