Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 11 de maio de 2014

SAÚDE DA MAMÃE: Uso do ácido fólico antes e durante a gravidez garante formação do bebê

Tomar um comprimido de ácido fólico por dia, 30 dias antes da data em que a mulher planeja engravidar e manter o uso pelos três primeiros meses de gestação impede que o feto nasça com má-formação.
Apesar da medida ser simples e ter distribuição gratuita nos postos de saúde, um estudo realizado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) mostrou que quase 90% das mulheres engravidam sem realizar a suplementação necessária. 
De acordo com o presidente da Comissão Especializada em Perinatologia da Febrasgo e idealizador da Campanha ‘Ácido Fólico Já!’, Eduardo Borges Fonseca,  no país, cerca de 3 mil crianças nascem com defeito no tubo neural – que é a estrutura que dará origem ao sistema nervoso central do bebê - incluindo cérebro e coluna.
“Com a suplementação de ácido fólico, ingerida na dosagem e período adequados, é possível reduzir de 70% a 80% esses casos”, afirma o médico.
Do total de crianças que nascem com defeitos no tubo neural (DTN), 45% apresentam espinha bífida (que é a exposição da medula espinhal), sendo que 60% sobrevivem com sequelas variáveis e 40% morrem no útero.
O levantamento realizado pela Febrasgo mostrou também que do público pesquisado – entre pacientes de planos de saúde e da rede pública – 58% engravidaram sem planejar e só 13,8% receberam orientação e usaram o ácido fólico no período.
“Os dados demonstram que as mulheres não conhecem os efeitos do ácido fólico e não dá para dependermos apenas da alimentação”, diz o médico, lembrando que, em 2002, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a adição de 4,2 mg de ferro e de 150 mg de ácido fólico para cada 100 g de farinha de trigo e de milho.
“No entanto, para que essa quantidade tivesse efeito, as mulheres precisariam comer um bolo por dia, então a suplementação termina sendo a maneira mais viável e eficiente de fazer a reposição”, esclarece Eduardo Borges Fonseca.
Vitamina B
Segundo a farmacêutica e mestre em química Cinara Silva, o ácido fólico é uma vitamina do complexo B, responsável pelo processo de multiplicação das células e presente na formação de proteínas estruturais e da hemoglobina.
“O folato é encontrado naturalmente em hortaliças de cor verde escura, como couve, brócolis e espinafre, mas a biodisponibilidade é alterada no preparo dos alimentos, daí a indicação medicamentosa”, explica.
A farmacêutica ressalta que a carência de ácido fólico é importante fator de risco para os defeitos no tubo neural, porque sua ação ocorre na síntese de DNA e na divisão celular que ocorre durante o desenvolvimento fetal.
O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do futuro bebê. Por meio do seu desenvolvimento se formarão o cérebro e a medula espinhal. 
Eduardo Borges ressalta que, sem o ácido fólico, o tubo neural não se fecha, gerando má-formações, como o nascimento de crianças com apenas uma parte ou ausência do cérebro (anencefalia), que ocasiona a morte logo após  o nascimento; a espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal e que deixa sequelas de graus variados ao longo da vida do bebê.
“Nosso grande desafio está na conscientização e na educação da mulher que não se programa para engravidar, inviabilizando o consumo de ácido fólico no período correto. Por isso, planejamento familiar é essencial e continuará sendo nosso foco”, completa o representante da Febrasgo.
Impacto
O médico também lembra que ausência de suplementação do ácido fólico não gera apenas problemas na fase fetal, pois as má-formações congênitas impactam na vida da família e da sociedade. “Os portadores terminam precisando de acompanhamento profissional prolongado, com comprometimentos para a realização das atividades cotidianas e na inclusão social.
“A melhor maneira de fazer a inclusão social é por meio da prevenção, tendo em vista que os cuidados que essa criança exige são necessários ao longo de toda a vida, por parte da família e dos médicos. Além disso, o custo com a prevenção é consideravelmente menor”.
Caso não seja realizada a prevenção e seja constatada a espinha bífida, existem as cirurgias intrauterinas que reduzem as complicações do bebê, mas o médico ressalta que, apesar de gerar resultados satisfatórios para a criança, esses procedimentos aumentam o risco da mãe durante o período gestacional.
Vale lembrar que o ácido fólico também evita outras alterações na formação do bebê e tem um papel fundamental na prevenção de doenças do coração,  trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mamãe, a vitamina traz benefícios uma vez que afasta o risco de doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia. 
Curso traz abordagem  hospitalar com ênfase em Laserterapia
Estudantes e profissionais da área de Odontologia têm até o dia 13 para se inscrever no Curso de Odontologia Hospitalar com Ênfase em Laserterapia, promovido pelo Hospital São Rafael (HSR). O curso é composto por etapa teórica e prática e vai abordar temas como: Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar, Princípios Básicos da Laserterapia, Transplante de Medula Óssea, Atuação da Odontologia na Radioterapia, dentre outros.
Os interessados em fazer a inscrição devem acessar  o site www.hsr.com.br. Outras informações também podem ser obtidas através dos telefones: (71) 3281-6508 ou 3281-6509.
E se for Lúpus? Evento aberto ao público tratará os principais aspectos da doença
Na próxima segunda-feira, 12 de maio, o reumatologista Mittermayer Santiago participa de um bate-papo, aberto ao público, a partir das 14h, no pavilhão de aulas da Unidade Acadêmica Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Com o tema E se For Lúpus?, o especialista abordará os principais aspectos da doença, diagnóstico e tratamentos.O lúpus é uma enfermidade de causa desconhecida e é um exemplo clássico de doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico do indivíduo passa a produzir anticorpos contra suas próprias células, levando a lesões de diversos órgãos.
Ela acomete principalmente pessoas da raça negra e mulheres jovens.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA