Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 23 de fevereiro de 2014

RIBEIRA DO AMPARO, AQUI O POVO SOFRE!: Por Dielson Tarcisio






 
(capítulo nº. I)

O descaso para com os cidadãos Amparenses está amplamente evidente nesta Cidade. Falta planejamento organizacional, em especial investimento na área da educação. Para completar, os jovens – tidos como futuros da Nação – não têm nenhuma perspectiva de vida; não trabalham; não dispõe de ajuda das Secretarias de Esporte, Cultura e Lazer, nem sequer existe colaboração do Poder Executivo.

Todavia, mesmo diante dessas diversas situações desestimulantes, sobrevivem jovens guerreiros em Ribeira do Amparo. São esses jovens que se ariscam todas as semanas e viajam para a Cidade de Paripiranga/BA, em busca de um futuro melhor, não exclusivamente para si, como para toda a nossa Sociedade. São esses jovens que certamente irão administrar e adolescer a situação econômico-financeira de nossa querida Cidade. São esses jovens que, mesmo abandonados, lutam insistentemente por melhores condições de vida.

Sabemos que a Educação é a base primordial para o desenvolvimento de qualquer sociedade, Pitágoras já nos conceituava com sua digníssima frase - “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”, porém, a Chefe do Poder Executivo do Município de Ribeira do Amparo ainda não acordou para essa realidade, ou quem sabe acordou e finge continuar dormindo, ou quem sabe têm medo de ter a sua Autoridade ameaçada por esses jovens guerreiros, sábios e que decididamente buscam seus objetivos, sempre com humildade e respeito à dignidade humana.

Como anteriormente esclarecido, inexistem incentivos a Educação Pública de Ribeira do Amparo. Sequer um transporte (Ônibus ou Micro-ônibus) o Município disponibiliza para os estudantes que se deslocam a outras Cidades (p. ex. Ribeira do Amparo a Paripiranga).

Constantes são os pedidos para que exista esse apoio por parte do Poder Executivo. Contudo, permanecemos em situações caóticas, os transportes locados pelos acadêmicos quebram continuamente, colocando a vida de todos em risco. Mas, a Senhora não se preocupa com isso, acredito. Mais do que isso, é evidente.

Já não bastassem os transtornos incididos em semestres anteriores, onde carro estourou pneus, soltou direção, falta de freio etc. No sábado passado, (08/02/2014), parte dos estudantes Ribeirenses da mencionada IES, respectivamente do Povoado Barrocas ao retornarem às suas residências passaram por uma situação estarrecedora. Um acidente, mesmo sem vítimas lesionadas, mexeu com o psicológico de todos os ocupantes do veículo. O episódio ocorreu próximo à cidade de Paripiranga, em estrada vicinal, sendo provocado em consequência de parte do eixo e o pneu traseiro, por terem se deslocados (soltados) com o carro em movimento. A situação só não foi pior, porque existe um DEUS que nos protege, e ainda porque o motorista, desconfiado da péssima condição da estrada e do veículo, trafegava em baixa velocidade.

Em depoimento, um acadêmico afirmou que: “O susto e o trauma psicológico que ficamos e a certeza de que, infelizmente e por falta de opção, continuaremos a utilizar esse mesmo transporte, só perturba as nossas mentes”.
Nobre Chefe do Poder Executivo, Vossa Excelência verá algumas fotografias que mostram parcialmente as dificuldades e os riscos sofridos pelos estudantes de Ribeira do Amparo matriculados na Faculdade AGES, ao utilizarem de transporte PRIVADO em vias alternativas, que terrivelmente nos põem em risco, pois a qualquer momento podemos nos deparar com conjunturas de desastres, como acidentes e quem sabe até roubos.

Excepcionalmente, V. Ex.ª, afirmamos que continuaremos a utilizar esses veículos velhos e impróprios para realizar viagens longas, mais de 130km (cento e trinta quilômetros) entre as duas Cidades (Ribeira do Amparo e Paripiranga). Entretanto, deixo a pergunta, por que isso acontece? Seria porque as Leis aprovadas no Município de Ribeira do Amparo e também as Leis Federais não são respeitadas?

É do conhecimento de todos que, conforme o disposto no Artigo 5º da Lei nº 12.816/2013, os municípios estão autorizados a utilizar o transporte do Programa Caminho da Escola por estudantes universitários. Confira o teor: Art. 5º - A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.
Dentre os exemplos de nobreza, que aceitaram essa Lei 12.816/2013, podemos citar os Municípios de Cipó, Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal, Fátima, Cícero Dantas, e por último, no dia 12/02/2014, Banzaé, (ver reportagem no site http://blogdojoilsoncosta.spaceblog.com.br/).

Por fim, insta lembrar a todos a frase do célebre filósofo Arthur Lewis quando explana de forma coesa que a “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.” Portanto, em nome dos acadêmicos de Ribeira do Amparo ingressantes da Faculdade Ages, clamo a Vossa Excelência - Conspícua Prefeita - pelo cumprimento de sua promessa com apoio da Prefeitura em disponibilizar gratuitamente transporte para os estudantes, pois queremos apenas uma condução que nos proporcione segurança e conforto.







POR: Dielson Tarcisio

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA