Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 26 de janeiro de 2014

Igreja no México resiste há 70 anos semienterrada por lava de vulcão

A lava do vulcão Parícutin ‘enterrou’ a Igreja de San Juan Parangaricutiro, no México, na década de 1940 (Foto:
Biosphoto/Emmanuel Lattes/AFP)
A igreja do vilarejo San Juan Parangaricutiro, no estado de Michoacán, no centro-oeste do México, foi abandonada às pressas em 1944 pelos moradores do local, que fugiam da lava do vulcão Parícutin, que surgiu em 1943, em plena atividade. Hoje, com o vulcão dormente há décadas, a região virou ponto turístico e sítio arqueológico, principalmente a igreja, que ainda segue parcialmente enterrada pela lava endurecida. As casas mais baixas ao redor da construção desapareceram.
Segundo um estudo da Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, o vulcão surgiu em 20 de fevereiro de 1943, do meio de uma plantação de milho, e atraiu a visita de diversos cientistas interessados em ver sua erupção. Ele chegou a ter 2.800 metros de altura e ficou ativo até 1949. Em 1952, depois de três anos parado, o vulcão chegou a jorrar lava a alturas consideráveis, mas acabou ficando inativo deste então.
A igreja faz parte de uma visita que inclui passeio a cavalo (Foto: Biosphoto/Emmanuel Lattes/AFP)
A igreja faz parte de uma visita que inclui passeio
a cavalo (Foto: Biosphoto/Emmanuel Lattes/AFP)
A lava, que agora virou rocha, chegou a cobrir uma área de 18 quilômetros quadrados e afetou diretamente cinco vilarejos ocupados predominantemente por indígenas: Parícutin, San Juan Parangaricutiro, Zirosto, Zacán e Angahuan. Ainda de acordo com o documento, em julho de 1944 mais de 2.500 pessoas participaram de um êxodo para fugir do fenômeno natural, incluindo as populações inteiras de Parícutin e San Juan Parangaricutiro.
A algumas dezenas de quilômetros dali, foi fundada outra vila, chamada de Nuevo San Juan Parangaricutiro. No local onde era o vilarejo de Parícutin hoje fica a cratera do vulcão homônimo.
O Parícutin é considerado pelo governo mexicano o vulcão “mais jovem” do mundo, e já foi incluído em diversas listas das maiores maravilhas naturais do planeta.
Turismo na região
O vulcão fica a 150 quilômetros da cidade de Morelia, a capital do estado de Michoacán e também uma atração turística –a preservação do centro histórico da cidade fez com que ela fosse eleita patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. A cidade mais próxima, Uruapan, é considerada a capital mundial do abacate, muito usado na gastronomia mexicana para fazer o famoso guacamole. Uruapan fica a 37 quilômetros de Angahuan, o vilarejo mais próximo ao vulcão, e a 403 quilômetros do Distrito Federal, onde fica a capital do México.
Uma das formas de chegar até a base do vulcão e as ruínas da igreja é contratando um passeio a cavalo.
Em 2013, o governo de Michoacán anunciou um investimento de 6,5 milhões de pesos mexicanos (mais de R$ 1 milhão) para adequar as instalações nos arredores para o uso de turistas, como a instalação de sanitários e rampas de madeira para facilitar o acesso de pessoas mais velhas até o local.
No canto à esquerda, imagem de satélite mostra o vulcão Paricutín; no detalhe em amarelo, o local onde fica a igreja, parcialmente enterrada pela lava (Foto: Editoria de Arte/G1)
Imagem de satélite mostra, no canto inferior esquerdo, o vulcão Parícutin; no detalhe em amarelo, o local onde fica a igreja, parcialmente enterrada pela lava, indicada na mancha escura da imagem (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA