Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

CRÔNICA: VALE A PENA VER DE NOVO?

SECA: VALE A PENA VER DE NOVO?


Rangel Alves da Costa*


Os episódios da seca possuem audiência garantida na imprensa, na agenda política, nas intenções eleitoreiras e em todos os canais que dela tirem algum proveito, seja pela repetição dos discursos, seja pelos descaminhos percorridos pelas verbas surgidas em épocas de estiagens. Paradoxalmente, aquele que mais a assiste é quem menos gosta de vê-la, que é o próprio homem vitimado pelas intempéries.
Diferentemente da película enlatada que vai perdendo a qualidade pelo tempo e repetição, o filme da seca parece ganhar força e cor infinitamente, vez que tudo revisto com uma nitidez impressionante, absurdamente realista, como se o mandacaru acinzentado e a catingueira desnuda estivessem diante do telespectador. E qualquer crítico diria que a profundidade sobrepujou a forma.
Não há como negar a dor da seca para os seus personagens. No palco ou no cenário em que vivem não há trégua para se pensar noutra história. E tudo se repete como num teatro eterno onde a cada encenação padecem os mesmos heróis, sofrem os mesmos protagonistas e se toma de aflição até a plateia mais distante. Baixada a cortina e recolhidos os escombros, novamente terão de suportar a mesma encenação no dia seguinte. E isso ano após ano, numa eternidade.
E não há como apertar e desligar o botão da realidade. Não há como fugir da sina, desse impiedoso destino sertanejo. A nova seca é a mesma de muitos anos atrás, desde que sertão é sertão. O que se viu ontem e se terá amanhã já está escrito desde muito. E não há remédio prescrito contra as forças da natureza que produza efeito eficaz e permanente. Assim como a terra árida se espalha pelo chão é a nuvem que se esconde para deixar que o sol escaldante a tudo esturrique.  
Desse modo, enquanto predisposição natural, o ciclo da seca continuará sendo visitante rotineira. As chuvas somem por um bom tempo e produz as consequências tão conhecidas. Mas já que a sabedoria humana não pode impedir a ocorrência desse fenômeno climático, que ao menos aja para diminuir o sofrimento dos seres que com ela convivem. E desde os tempos mais antigos que se repetem as mentirosas promessas governamentais.
Mentirosas porque jamais cumprem sequer um terço do prometido e alardeado a cada nova estiagem, sem falar nas incoerências das ações. Ora, é inadmissível que o já conhecido e previsto para acontecer só se torne objeto de atenção e preocupação quando já se anuncia no horizonte. É um verdadeiro absurdo que os governantes primeiro tenham conhecimento da aflição sertaneja para depois começarem com seus discursos de repasse de esmolas.
 Mas isso também é novela antiga e reprisada a cada governo. E a dura verdade é que novamente a seca é anunciada na grade de programação da vida. As chamadas já ocorrem nos horizontes, a saga se anuncia impiedosa, voraz, talvez agora com cenas inéditas, se assim fosse possível acontecer. Ora, o mesmo ontem angustiante diante do olhar. Contudo, de tanto ser repetida, reprisada e conhecida, surgirá a inevitável indagação: vale a pena ver de novo?
As respostas serão muitas e quase todas no sentido de não mais querer testemunhar tantas e tão conhecidas cenas de dor e sofrimento. Contudo, uma parcela, ainda que não tenha coragem para responder claramente ou assumir sua expectativa, certamente se mostrará exultante e feliz porque os episódios se repetirão. E talvez ainda mais realistas e com maior dramaticidade.
Como aves agourentas ou urubus carnicentos, alguns esperam ansiosamente que a tela ressequida vá mostrando as paisagens acinzentadas, moribundas, a magrez ossuda dos rebanhos, a lama do fundo do poço petrificar, os horizontes desesperançosos e o homem da terra recurvado em preces ou com tez crivada de aflição. Eis o cenário ideal para que políticos logo procurem tirar proveito da situação.
E não há nada mais proveitoso que uma seca devastadora às vésperas de uma eleição. Enquanto a imprensa noticia a iminência da catástrofe natural e o homem da terra já começa a pensar na fome e na sede nos bichos e nos seus, o olho desumano da política já se lança perante aqueles rincões. E assim que as candidaturas sejam lançadas uma romaria de interesseiros chegará ao sertão oferecendo o fubá do dia e dizendo que nada daquilo voltará a acontecer. Se eleito será Deus e acabará de vez com as secas.
Assim, de mentiras e mentiras vão iludindo os mais desesperançados, aqueles personagens desse infindável folhetim ou drama de fim de mundo. Dentre todos, é o próprio sertanejo o personagem que mesmo sabendo do seu final nessa história, ainda assim sempre teme por desfecho ainda mais cruel. E tal temor o faz curvado e submisso às promessas irrealizáveis dos aproveitadores de plantão.
E para que tudo permaneça assim, há ainda o cuidado de não oferecer educação libertadora ao homem do campo nem que este alcance os meios produtivos para rejeitar as esmolas clientelistas.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA