Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 17 de novembro de 2013

Preso em Catanduvas, Fernandinho Beira-Mar planejava comprar aeronave

A total vigilância de todos os passos e diálogos do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, dentro da penitenciária federal de Catanduvas, no Paraná, levou a direção da unidade a descobrir a articulação de mais um de seus planos.
A gravação de conversas do criminoso com seus filhos, de acordo com o relatório de inteligência da unidade, revelou que a família articula a compra de uma aeronave.
Para isso, estariam recebendo ajuda de um dos maiores traficantes do Paraguai.
A distância entre Catanduvas e o país vizinho — algo em torno de 200 quilômetros — pode ser percorrida em cerca de uma hora por um avião ou um helicóptero.
O principal articulador do esquema, de acordo com as informações da unidade, é um dos filhos de Beira-Mar, Marcelo Fernando de Sá Costa, de 22 anos. O jovem, segundo informações de inteligência, aproveita-se de suas constantes idas ao Paraguai, onde teria laços com o traficante José Tomas Rojas Cañete, o Toma’i, que está preso. Mesmo atrás das grades, explica um senador paraguaio ouvido pelo EXTRA e que pediu para não ser identificado, Toma’i continua comandando sua quadrilha.
O diretor da penitenciária de Catanduvas, Fabrício Bordignon, não quis comentar as informações. Já os advogados do traficante disseram desconhecer tais conversas e também que o criminoso esteja planejando a compra de uma aeronave. Marcelo não foi localizado pelo EXTRA.
Fora do estado do Rio desde o início de 2003, Beira-Mar escreveu uma carta, de próprio punho, para os juízes corregedores de Catanduvas. O traficante está desde outubro de 2012 no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Na correspondência, o criminoso diz não suportar mais sua situação: “Excelências, psicologicamente cheguei ao meu limite. Não aguento mais sofrer calado, ser acusados de fatos que não cometi, ser tratado como inimigo nº 1 da sociedade (…)”, protesta o criminoso.
beira1
No texto, entregue aos juízes corregedores no início deste mês, Beira-Mar defende-se da acusação de ter sido o mandante dos ataques às sedes do AfroReggae nos complexos do Alemão e da Penha, como apontou o relatório de inteligência da direção da unidade onde está preso. Ele diz que vai provar sua inocência, e afirma que está sendo alvo de represália da direção de Catanduvas.
Na carta, o traficante nega que seja o chefe da principal facção criminosa do Rio, e diz que que é tratado como “Bin Laden brasileiro”, numa referência ao terrorista saudita.
‘A nossa fronteira está abandonada’
Para o juiz federal de Mato Grosso do Sul Odilon Oliveira, traficantes brasileiros escolhem ir para o Paraguai por causa do grande mercado que encontram lá. Ele também chama a atenção para a fragilidade das fronteiras.
EXTRA: Por que os traficantes brasileiros escolhem ir para o Paraguai?
É um mercado muito amplo. Tem espaço para todo mundo. O país é o segundo produtor de maconha do mundo. Além disso, eles agem livremente porque a nossa fronteira está totalmente abandonada.
EXTRA: Como é a atuação dos traficantes brasileiros no país vizinho?
Alguns já estão associados, inclusive, aos produtores da maconha. Isso é algo recente, de dois anos para cá. Não há mais o responsável por intermediar essa relação. Já a cocaína são os próprios paraguaios que buscam na Colômbia e levam para os brasileiros. Aí sim há essa interferência.
Extra

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA