Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 20 de outubro de 2013

Novo modelo para escolha de deputados e vereadores é aprovado por Grupo da Câmara

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic_.OeRGf7Hj9vNa reta final dos trabalhos, o grupo da Câmara que discute sugestões para a reforma política aprovou nesta quinta-feira (17) um novo sistema para eleição de deputados e vereadores.

O modelo segue o que parlamentares chamaram de voto proporcional regionalizado. Com isso, segundo a Folha, os estados serão divididos por regiões e os candidatos vão disputar os votos nesses distritos e não mais em toda unidade da Federação.

A proposta foi costurada pelo grupo em cima de uma sugestão apresentada pelo deputado Marcos Pestana (PSDB-MG). Ele alegou que essa ideia aproxima o eleitor do candidato e amplia o controle social. O tucano disse que em 2010 percorreu 116 municípios mineiros atrás de voto.

O grupo rejeitou uma proposta para voto em lista fechada. Na próxima semana, os deputados vão discutir financiamento de campanha. A tendência é que seja aprovado um sistema misto, com financiamento público e privado.

Os deputados também devem debater o fim da reeleição e o mandato de cinco anos. Os trabalhos do grupo devem ser concluídos no fim do mês.

A previsão é que os projetos aprovados pelo grupo comecem a ser analisados em novembro pela Câmara.

.
Com informações do Bahia Notícias

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA