Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sábado, 19 de outubro de 2013

Deputado afirma que governo afastou policial por balear bandido em SP

O deputado estadual em São Paulo Major Olímpio (PDT) afirmou, nesta quinta-feira, que o governo de São Paulo colocou o capitão da Polícia Militar filmado baleando um assaltante durante um roubo na zona leste de São Paulo, no último sábado (12), na “geladeira”.
Segundo o deputado, o capitão foi incluído no Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar (PAAPM). PMs colocados no programa recebem acompanhamento psicológico e ficam afastados de suas funções, o que, para o parlamentar, serve como uma forma de afastar policiais que se envolvem em ações de confronto nas ruas.
“Pergunte a qualquer policial o que ele acha sobre o programa. É uma forma que o governo, a Secretária de Segurança (Pública) arrumou de castigar policiais militares que entram em ações de confronto. (…) É uma geladeira”, afirmou o deputado ao Terra.
De acordo com o parlamentar, policiais do batalhão do capitão filmado reagindo ao roubo afirmaram que ele está de “convalescência médica” até domingo e que será incluído no programa a seu pedido. “É o primeiro policial que pede para ser colocado no programa, o primeiro policial que pede para ser afastado”, ironizou o deputado.
Olímpio afirmou também que o celular funcional do capitão foi retirado, o que o teria impedido de conversar com o PM.
Segundo informações do deputado, o capitão solicitou a seu comando transferência para a cidade de Presidente Prudente, no interior do Estado, antes mesmo da ocorrência. Após balear o bandido, o pedido teria sido reforçado.
Ontem, o deputado afirmou no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que o capitão havia sido afastado. Após as declarações do parlamentar, a PolíciaMilitar paulista e a Secretária de Segurança Pública do Estado negaram, em nota, o afastamento do policial.
Segundo a PM, “a ocorrência policial registrada em vídeo e amplamente divulgada, envolvendo um capitão, não está relacionada nos casos que determinem avaliação psicológica para inclusão no Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar”. “Assim sendo, ele não será afastado de suas atividades funcionais, não frequentará o referido programa, nada mudará em sua rotina diária”.
De acordo com o comando da corporação, “as imagens mostram uma ação legítima, praticada segundo o procedimento operacional padrão”.
“Reafirmamos que a ação do policial foi legítima e correta, com a observância das técnicas policiais, não estando relacionada nos casos que determinem avaliação psicológica para inclusão no Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar”, disse a SSP.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grella Vieira, também afirmaram na segunda-feira que a ação do policial foi “legítima”.
Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador paulista afirmou que “a atitude do policial foi legítima e direta”. Também questionado sobre o caso, Grella disse que a ação foi “legítima, contra um indivíduo que estava armado”. “A ação foi regular.”
Mesmo após o posicionamento da PM e da SSP o parlamentar manteve sua afirmação de que o capitão foi afastado. “São mentirosas (as notas)”, disse. “Não adianta o governo querer mentir para mim. Antes de ser deputado, eu sou policial. Tenho fontes, tenho contatos (na polícia)”, disse o parlamentar.
Terra

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA