Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 1 de setembro de 2013

A decadência da música brasileira atual - Que PAÍS é esse?


Há poucos dias relacionei algumas reportagens retratando de uma realidade triste, porém séria relacionada à decadência da música brasileira atual.
Primeiramente li uma matéria que falava de determinada dupla sertaneja brasileira que iria receber R$ 4,3 MILHÕES do Ministério da Cultura para ‘produção e divulgação’ da dupla. Apesar de o valor desta chamada ‘produção e divulgação’ ser altamente duvidoso, este não é o ponto.

Dias depois vi outra reportagem que me deixou, desta vez, não indignado, porém triste!
Quando vi me choquei: “Orquestra Filarmônica do Rio pode acabar por falta de patrocínio”. Então me perguntei: se o Ministério da Cultura tem R$ 4,3 milhões para uma dupla sertaneja, por que uma orquestra de tamanha importância cultural não só para o Rio de Janeiro, porém para o Brasil como um todo, está com risco de ser fechada por falta de recursos?
“Os músicos estão sem tocar a dois anos por falta de patrocínio”, dizia a notícia. Agora lhe pergunto qual é a verdadeira importância da música?

Tive a oportunidade de estudar um pouco de História da Música e este pouco me ajudou a aumentar a percepção que já tinha relacionado aos poderes da Música. Lembro-me e orgulho-me também em dizer que a música, para nossos ancestrais da Antiguidade, era muito mais do que é a música hoje (ou melhor, o ‘ruído’ que a mídia, de forma geral, insiste em chamar de música).

A música representava um ritual, muitas vezes místico, que independentemente da crença de cada um, levava à comunhão, a união, a confraternização, a chance de entrar em si mesmo e conhecer-se, e acredito que quando nos conhecemos também conhecemos o próximo, pois como já disse Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses”.

Lembro-me também, não há muito tempo atrás, a música servindo de voz a um povo reprimido pela ditadura militar, onde os artistas se manifestavam seja através das artes visuais, teatro ou música falando o que precisava ser falado, o que precisava ser dito diante da realidade que reprimia o povo com muita naturalidade.

Atualmente vejo um gênero musical que ainda sofre muito preconceito, que é o rap, que retrata a realidade de um povo sem voz, um povo sem vez, que diante de uma necessidade de se expressar acha sua vez e sua voz através da arte, assim como foi o samba há algumas décadas atrás.
Pergunto-lhe agora, caro leitor, do que se trata a música atual brasileira?

A música que os veículos de comunicação propagam como ‘música boa’? Eu, como estudante de Música, fico triste em ver que a música hoje serve para, desculpe-me a sinceridade, ‘imbecilizar’ as pessoas, desrespeitando o próprio povo com letras de mau gosto, servindo apenas para aumentar o próprio ego, falando de seu carro importado, ou como o cantor se acha o legal por sair na balada e ‘pegar’ várias mulheres, falando de mulheres como se fosse mercadoria.

Sem mencionar a indústria de cultura (que só pelo nome já é algo assustador), criando padrões de letras que sempre falam da mesma coisa.

Acredito que a música possa fazer muito mais do que isso!
Este ano apenas, pelo fato de não ter quando criança a educação musical necessária, tive a oportunidade de sentir a energia de uma boa música barroca, com seus contrastes que fazem o corpo todo se mexer.

Tive a oportunidade também de sentir o canto gregoriano do período medieval falando dentro de mim, por mais que não entenda uma palavra de latim!
Acredito, sim, que a música tem o poder de unir as pessoas, seja de etnias, ideologias, crenças ou culturas diferentes, assim como tem o poder também de expressão, de dizer que este mundo em que vivemos não está tão certo assim como passa na TV... de mostrar uma realidade que muitas vezes não passa na novela, de lembrar o ser humano que existe muito mais do que apenas bens matérias nesse mundo e, sobretudo, de mostrar que o amor pode prevalecer sobre esse mundo cinza e sem vida em que a maioria vive!


Fonte: Blumenews

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA