Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sábado, 25 de maio de 2013

Salários disparam no interior de São Paulo e empresários fazem de tudo para atrair empregados

No interior de São Paulo, a oportunidade de emprego passa na porta de casa. Em Louveira, é carro de som. Em Indaiatuba, vagas no ponto de ônibus e no sistema de som da praça.


No interior de São Paulo, a oportunidade de emprego passa na porta de casa.
"Está admitindo para início imediato de trabalho, auxiliar de produção masculino, eletricista de manutenção. Mecânico de manutenção, técnico eletrônico e auxiliar de manutenção predial”, anuncia o carro de som.
Em Louveira, o carro de som. Em Indaiatuba, vagas no ponto de ônibus e no sistema de som da praça.
"Ajudante de padeiro, atendente de balcão, cozinheiro, faxineiro, costureira", diz o sistema de som.
Instalação de novas empresas. Parques industriais em expansão.  Anuncio de contratações em massa.
“Olhando para os próximos 2 ou 3 anos, a empresa continua crescendo de uma forma bastante rápida. E pensamos contratar entre 400 e 500 funcionários na nossa unidade”, afirma Marcelo Nery, diretor industrial.
Para crescer as empresas estão a procura de um produto em falta no mercado: trabalhador. “Tem época que tem que pegar no laço”, conta a analista de RH Andréia Amaral.
Com apenas 39 mil habitantes, Louveira tem o maior PIB per capita do estado de São Paulo e proporcionalmente oferece o dobro de empregos da média brasileira.
Hoje são quase 16 mil postos de trabalho formais, a maioria na indústria. A cidade, às margens da Rodovia Anhanguera, é um centro de armazenamento e distribuição. Todos os dias cerca de mil caminhões carregados partem de lá, transportando de eletrônicos a produtos de higiene.
Apesar da concorrência com funcionários "de ferro" que trabalham por 50 homens, a cidade abriu só esse ano mais de 2,3 mil vagas com um salário médio em torno de R$ 1,5 mil.
“Temos a necessidade de técnicos de nível médio, técnicos eletrônicos, técnicos mecânicos”, enumera Marcelo Nery.
Para preencher as vagas a empresa de logística baixou a exigência de escolaridade e oferece treinamento. “Dificilmente eu vou falar um mês que a gente está com o quadro completo. A gente tem sempre necessidade de mão de obra”, comenta Edmilson de Biazi, gerente de operações.
Foi-se o tempo em que operar empilhadeira era coisa só para homem. Luanda Cabralia Lima abandonou o emprego informal de babá e seguiu um novo caminho.  Ela conta que não foi difícil encontrar emprego: “Não, foi bem fácil. A cidade oferece opções para gente com relação a trabalho”, diz a operadora de empilhadeira.
Ela foi indicada pela irmã, a Mércia funcionária no setor de produção. As duas são de Candiba na Bahia, viajaram 1,3 mil quilômetros para trabalhar em uma multinacional em Louveira.
“Eu vim de ônibus, 24 horas. Atrás de emprego. Saí de tão longe para procurar trabalho aqui. Isso é uma prova que baiano não é preguiçoso”, brinca Luanda.
“Primeiro veio uma tia há 20 anos, depois veio meus primos filhos dela, aí foi vindo um depois outro, hoje quase minha família toda mora no local”, diz Mércia Carla Lima, auxiliar de produção.
É uma invasão. Já são mais de 2 mil candibenses no bairro de Louveira que virou reduto dos baianos.
Além de Luanda e Mércia, outros quatro irmãos, tias e primos conseguiram emprego. Estão longe de casa, mas perto da família.
“É muito legal, até na empresa que você entra você acha que não vai conhecer ninguém, chega lá você fala: ‘Ah, você era meu vizinho. Já te conheço de Candiba. E engraçado que você pega férias na empresa, chega lá você vê seus colegas de trabalho lá também. De férias também”, conta Mércia.
Em Indaiatuba a engrenagem do mercado de trabalho produz geração de renda e oportunidades. São mais de 800 indústrias, 68 mil empregos com carteira assinada e uma taxa de desemprego de apenas 3%. Quase a metade das vagas está na área metalúrgica, na chamada indústria de transformação.
Transformação de matéria prima e, principalmente, de estilo de vida para quem vai para o local em busca de trabalho. A cidade de 200 mil habitantes tem muito verde e opções de lazer. Por isso a oportunidade profissional também pode dar um novo rumo à vida pessoal. Com mais saúde e equilíbrio.
Vida em duas rodas: era tudo o que ele sempre quis. Fernando divide o tempo entre as pedaladas e a supervisão nos galpões de uma indústria metalúrgica. Ele trabalhava em São Paulo e foi para Indaiatuba seduzido pelas vantagens do interior.
“Foi uma oportunidade salarial muito melhor. Hoje eu ganho um pouco mais que o dobro que eu ganhava em São Paulo, com uma condição de trabalho muito melhor”, conta Fernando Souza Cruz, supervisor administrativo de vendas.
A empresa onde Fernando é funcionário teve um crescimento de 40% nas contratações nos últimos 5 anos. E alguns colegas de serviço como Elvis decolaram na carreira.
“Estou na empresa há 5 anos, até o momento tive quatro promoções. Tive um crescimento pessoal, hoje eu tenho um bom carro, consegui comprar meu apartamento, terminei a faculdade, fiz uma pós-graduação”, comemora Elvis Fernando de Oliveira, coordenador de vendas.
A mulher de Fernando não trabalhava há 25 anos. Mas em Indaiatuba conseguiu emprego em uma loja de shopping. Bem em frente onde a filha de 22 anos também está empregada.
“Há dias ela ficou me falando que estava precisando, ela me indicou tudo. A filha deu uma forcinha. Foi legal”, comenta Sudimeire da Silva, vendedora.
Em uma cidade menor, a família conseguiu renda maior. E algo que dinheiro nenhum compra: mais tempo para fortalecer a união.
“A mudança aqui para Indaiatuba foi muito melhor, porque hoje eu tenho muito mais tempo para passar com a minha família. O que me dá mais qualidade de vida”, afirma Fernando.
Qualidade de vida direto da fonte. Extrema é a terra de cachoeiras. E uma cascata negra, que dá água na boca. E abre oportunidades.
"Na verdade, em Extrema só não trabalha quem não quer", garante Marcos Kraide, diretor de relações humanas.
Extrema tem 7,5 mil trabalhadores na indústria. A maioria empregada na fabricação de alimentos e principalmente chocolate. A vinda das empresas desse setor aumentou em quatro vezes o PIB do município na última década.
Trouxe impostos, desenvolvimento e uma oferta de trabalho que atrai gente das cidades vizinhas de Minas e São Paulo. Lá, o requisito básico é força de vontade, para trabalhar e resistir às tentações.
Chegamos em uma semana de 30 contratações na indústria. Vagas ocupadas nas áreas de produção, logística, manutenção e limpeza. A maioria por gente de fora.
“São as pessoas que escolhem as empresas, em vez das empresas escolherem as pessoas. Porque tem muita vaga no mercado aqui em Extrema”, diz Andréia Amaral, analista de RH.
Como a indústria emprega muita gente na cidade, o comércio e os serviços ficaram sem mão de obra. Para não fechar as portas, foram obrigados a aumentar os salários e conceder benefícios.
“A gente não está descontando o INSS, fazendo seguro de vida, plano de saúde”, aponta Amilcar Carvalho, proprietário de restaurante.
E mesmo assim sobram empregos.
“Em todos os segmentos, eu tenho vagas para contratar funcionários hoje. Na cozinha, garçom, balconista, na limpeza, auxiliar de cozinha, está faltando mão de obra. Os mineiros falam que os queijos de Minas vale mais do que ouro, então funcionário está mais caro do que queijo. Quem tem, tem que segurar”, acrescenta Amilcar.
Uma fábrica tem mil peças valiosas na unidade. A maioria das vagas preenchidas com o cargo de auxiliar de produção. E mais 350 temporários foram contratados para esse ano.
“Épocas como Natal, Páscoa, existe uma demanda de contratação muito grande, nessa época nós avaliamos essas pessoas com potencial e é lógico o negócio cresce existindo a possibilidade e a vaga aberta nós aumentamos a contratação”, revela Márcio Amaral, diretor comercial.
Ao todo, 70 % das vagas são para mulheres, afinal o serviço exige delicadeza e um algo a mais.
Apaixonada, chocólatra assumida, Dona Conceição foi de Fortaleza para trabalhar na linha de produção.  Indicou o marido, o filho, a sobrinha e agora faz reunião de família no refeitório.
“É bom porque a gente vem, ganha o dinheirinho juntos, come chocolate juntos. Para mim, eu estou no paraíso. Eu me sinto doce, doce, doce”, brinca Maria Conceição Araújo, ajudante de produção.
A área da empresa em que funciona o controle de qualidade é o lugar mais gostoso de se trabalhar. Lá, os funcionários são pagos para degustar o produto. Sem dúvida o emprego dos sonhos para muita gente.
“A gente faz uma degustação e uma análise disso que a gente está provando, questão de sabor textura, o aspecto geral dele. Trabalho ruim, difícil. Nunca imaginei ser pago para comer chocolate”, explica o monitor de qualidade Gabriel Azevedo Barbosa.
Para Daniela, de 19 anos, a vaga na linha de produção tem o sabor de uma mudança radical.  Ela trabalhava na lavoura.
“Antes eu arrancava batata, ajudava na roça com meu pai, fazia de tudo um pouquinho lá na roça. Lá a gente sofria, queimava no sol, aqui não. Aqui é mais gostoso. É totalmente diferente. Uniforme, mantém limpinho, ar condicionado, fresquinho”, afirma Daniela de Oliveira Melo, ajudante de produção.
Daniela mora na cidade vizinha de Camanducaia, a 30 quilômetros. E viaja todos os dias no ônibus da empresa. Mas quando está de folga, preserva as raízes do campo.
O pai, Milton de Melo, conta que ela ajudava na roça: “Sempre ajudou. Apesar de eu ter dó dela trabalhar na roça, ela sempre ajudou, ela fazia de tudo um pouco. Tirava um leite. Ruim para tirar leite, mas tirava. Hoje está limpinha a mão dela, mas ela já ralou”.
Daniela conta o que leva da roça para o trabalho: “A minha educação, a simplicidade, o respeito que eu tenho, que eu recebi dos meus pais, eu levo lá na empresa com cada pessoa que tem contato comigo”.
A menina simples da roça agora tem planos e sonhos. “Eu sonho crescer, me formar em educação física ou administração, fazer uma faculdade”, planeja.
Nem só no salário está a recompensa do trabalho. “Eu estou muito feliz com ela, eu sei que ela vai surpreender muito ainda. Para melhor. Desculpa eu me emocionar. Falar dela pra mim é um orgulho. Para mim é muito gratificante”, se emociona o pai.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA