Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 29 de abril de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Tiago Paes e Ricardo Trade, ambos do COL, elogiaram Arena

Hailton Andrade
(hailton.neto@redebahia.com.br)

Fonte Nova recebe elogios do COL após Ba-Vi; saiba detalhes do evento-teste


Operação do estádio no clássico Ba-Vi foi considearda positiva pelos membros do Comitê Organizador Local da Copa



A Arena Fonte Nova passou no primeiro teste da Fifa antes de receber jogos da Copa das Confederações. O clássico Ba-Vi de domingo (28), que terminou com triunfo do Vitória por 2 a 1, serviu para que o Comitê Organizador Local (COL) da Copa avaliasse o equipamento e iniciasse o treinamento de alguns profissionais que trabalharão no evento preparatório deste ano, entre 15 e 30 de junho. O resultado foi positivo, segundo o órgão.

Diretor Executivo de Operações e Competições do COL, Ricardo Trade elogiou bastante a arena. "Só tenho a parabenizar. O estádio é lindo, eficiente e bem acabado. Os vestiários também são maravilhosos e o gramado atende a todos os requisitos que a gente pediu", disse na entrevista coletiva.

No bate-papo com os jornalistas após o duelo do Baianão, Tiago Paes, que é o gerente de integração operacional do COL, falou sobre cada tópico relacionado ao teste e compartilhou da opinião de Trade. "Muito positivo (o teste). A Arena é de muita qualidade, o acabamento é muito bem feito, isso chama os olhos realmente. Não somente as áreas VIP, mas os banheiros dos espectadores, as lanchonetes também, a qualidade é muito satisfatória".

O estádio deixou boa impressão, mas alguns ajustes na operação serão feitos até o início da Copa das Confederações. "Não fizemos ainda uma reunião de avaliação detalhada com cada uma das sete áreas observadas. Conversamos sim muito rapidamente durante o intervalo, durante o segundo tempo, para pegar o feedback de cada uma das áreas", pontuou Paes.
Telão mostrou chegada dos times ao estádio para o Ba-Vi
Telão e som - O sistema de som foi um dos poucos pontos criticados, pois em alguns momentos não era possível compreender o que era dito, mas isso não é nada que preocupe o COL. "Em alguns momentos o som não saiu direito, mas a qualidade é muito boa. É questão de regulagem. Os técnicos já estavam conversando para ajustar esse tipo de erro. Por isso que é bom o teste. Testes sem público já foram feitos muitos, mas com público muda um pouquinho", explicou.

O telão, que a cada partida oferece mais conteúdo aos torcedores presentes, apresentou algumas falhas, como atraso na apresentação de informações de cartões amarelos e substituição. O teste do COL neste serviço serviu apenas para avaliar questões técnicas, enquanto o conteúdo foi da própria Arena. "Estamos testando a empresa definitiva de operação dos telões. Hoje foi a terceira empresa testada. Quero lembrar a vocês que esse é o nosso sexto evento, o quinto evento futebol. Tivemos um corporativo que usou parte da arena", justificou Frank Alcântara, presidente da Arena Fonte Nova, que comemorou os elogios dos membros do COL. "A Arena é boa mesmo pessoal, é de verdade. Não é brincadeira, não", afirmou.

Chuva de Caxirola - O diretor Ricardo Trade também comentou o protesto feito por torcedores do Bahia que atiraram Caxirolas no gramado da Arena durante a derrota para o Vitória. "É um evento-teste e é bom que essas coisas aconteçam para que possamos evitar no futuro. A Arena tem câmeras espalhadas por diversos lugares e podemos identificar quem fez isso", destacou.

Abaixo, veja as observações detalhadas feitas por Tiago Paes, gerente de integração operacional do COL, sobre o evento-teste de domingo:
Fluxo de pessoas
"Uma das grandes preocupações é pela própria localização do estádio, uma área densamente urbanizada, a questão do fluxo das pessoas e os bloqueios dos veículos, que a cidade já vem fazendo em todos os eventos, a gente já vem acompanhando com a nossa equipe daqui de Salvador, e vem sendo muito positivo. Esse treinamento já vem sendo feito em todos os eventos. Os pontos de verificação veicular, os bloqueios da polícia junto com a equipe de trânsito, esse é um dos grandes pontos importantes para gente para que no entorno da Arena as pessoas possam chegar com tranquilidade, entrar na fila de maneira organizada, tivemos um gradiamento que segura as pessoas, dá mais tranquilidade para que a revista seja feita, a revista hoje foi feita pela PM, em um modelo diferente do da Copa das Confederações, onde teremos detectores de metal. Ou seja, a velocidade da revista tende a ser mais rápida. Já testamos o sistema de filas. O sistema de controle de acesso funcionou muito bem, não houve nenhum tipo de congestionamento, todos os fluxos fluíram de acordo, essa era uma das grandes preocupações, o fluxo externo e a chegada dos espectadores".

Tecnologia
"Na área de tecnologia, tivemos testes na área de som, de luz, de comunicação, os rádios... Por exemplo, esse estádio é muito alto, são dez andares, então tem que ver se os rádios funcionam do primeiro até o último andar, são pequenos testes que para gente são muito importantes que às vezes não aparecem para o grande público, mas para gente é fundamental que a comunicação da equipe aconteça dentro do vestiário, dentro do centro de comando e controle ou na rua. É esse tipo de observação que a gente vem fazendo. Sistema de distribuição de televisão para os camarotes foi avaliado também. A sala de comando e controle. Foi o primeiro evento feito em conjunto, mas ali dentro do centro de comando e controle é onde está o cérebro da operação. A gente pôde verificar o funcionamento disso e foi muito legal".
678 seguranças privados trabalharam no clássico, além da polícia
Segurança
"Na área de segurança, foram 678 stewards, seguranças privados, trabalharam em conjunto com a PM, assim como na Copa das Confederações o trabalho será feito, e não tivemos nenhum incidente. Então a avaliação da segurança privada, muito positiva também".

Serviço médico
"Na área de serviços médicos, foi feito o serviço de atendimento às equipes já com os mesmos médicos, os mesmos enfermeiros da Copa das Confederações. Então todos já conhecendo o estádio, conhecendo os acessos, acesso ao vestiário, sala médica, que de novo é uma área que não aparece para o grande público, mas para gente é fundamental, inclusive com exame antidoping".

Limpeza
"A área de limpeza e resíduos atuou exatamente como na Copa das Confederações, em conjunto com o operador do estádio, Arena Fonte Nova, dando orientação de quais os procedimentos, de quanto em quanto tempo os banheiros devem ser limpos, os banheiros de espectadores, de camarotes, de área vip, cada um tem um tempo determinado, um tipo de produto diferenciado a ser utilizado".

Transporte
"Além da avaliação do trabalho junto com a cidade, dos bloqueios, é o trabalho interno aqui na chegada das equipes no vestiário. Como os ônibus chegam, como eles param, e como que as escoltas se movimentam no estacionamento. A gente tem os veículos das equipes parados aqui e as escoltas no nível 7. Então a gente fez esse teste junto com o fluxo da Polícia Militar com as escoltas, estacionando os ônibus, os motoqueiros saindo, estacionando lá em cima, exatamente como na Copa das Confederações, e ocorreu tudo direitinho como planejado". 

Competições
"Teve o treinamento dos gandulas. Os gandulas em si não serão os mesmos, mas o treinador, o tipo de treinamento, será exatamente como foi feito hoje. Além do corte do gramado, o formato do gramado é penteado, como será na Copa das Confederações também. O que a gente não conseguiu fazer da mesma maneira por causa da chuva é a irrigação. A gente iria molhar o gramado minutos antes do jogo, assim como será feito, mas com a chuva esse teste não foi possível. A drenagem já pôde ser testada e a gente viu que não teve problema nenhum".

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA