Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Rio Vaza Barris terá transposição do São Francisco


Dentro de 30 (trinta) dias estará na rua o edital de licitação para contratar a empresa que fará o estudo de viabilidade do eixo sul da transposição do Rio são Francisco e que vai interligar o Velho Chico com a região dos rios Vaza Barris e Itapicuru, devendo ser batizado de Canal Água do Sertão Baiano, segundo informações do Ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra e do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz.
O canal do Eixo Sul, que poderá ter entre 500 e 600 quilômetros de extensão e, segundo o ministro, partirá no Lago de Sobradinho, e poderá chegar até “os contornos da Região Metropolitana de Salvador”, passando por todo o semiárido baiano, ampliando sua extensão inicialmente prevista, indo até a bacia do Rio Paraguaçu.  Anteriormente, o eixo Sul previa apenas a perenização dos rios Itapicuru e Vaza Barris.
Bezerra disse que recebeu orientação da presidenta Dilma Rousseff para contratar os estudos e que entre quatro e seis meses deverá estar selecionada e contratada a empresa que prestará o serviço para elaboração dos projetos básico e executivo, e do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA-Rima). Esses estudos levam de 18 a 24 meses para a conclusão.
Fontes extra-oficiais, confidenciados a este site, estima em 142 milhões de reais, somente o custo destes primeiros levantamentos.
O RIO VAZA-BARRIS
O rio nasce na Bahia, na serra da borracha na cidade de Monte Santo próximo a Canudos, atravessa Sergipe de Oeste a Leste e deságua no Oceano Atlântico através de amplo estuário no povoado Mosqueiro. No estado da Bahia abrange uma área de aproximadamente 14.503 km2, inserido numa região onde ocorre o predomínio do clima Semi-árido, sendo os principais municípios no entorno da bacia: Uauá, Canudos, Jeremoabo, Antas, Adustina, Pedro Alexandre e Paripiranga.
O RIO ITAPICURU
O Rio Itapicuru nasce no Piemonte da Chapada Diamantina (região norte da Chapada Diamantina), próximo à cidade de Jacobina e seu curso segue no sentido Oeste-Leste, de forma praticamente perene durante o ano todo, fato relativamente raro nesta região. O Rio Itapicuru percorre o território de 54 cidades baianas sendo que 24 estão totalmente abrangidas e 30 apenas parcialmente, e passa pelas estâncias hidrominerais de Caldas do Jorro e Caldas de Cipó.
Fonte : Bahia Econômica / CARLINO SOUZA

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA