Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sanfoneiro que viveu Gonzaga no cinema visita museu do Rei do Baião



Chambinho do Acordeon visita museu de Luiz Gonzaga, em Exu (Foto: Luna Markman / G1)

O filme "Gonzaga – De pai para filho", de Breno Silveira, já supera a marca de 1,3 milhão de espectadores. Gente que foi ao cinema para conhecer – melhor – Luiz Gonzaga, cujo centenário de nascimento é comemorado nesta quinta-feira (13), com festa em Exu, no Sertão de Pernambuco, sua cidade natal. Um dos atores que viveu o Rei do Baião nas telonas foi o sanfoneiro Chambinho do Acordeon, que já está na cidade e conheceu junto com o G1 a casa que foi o último lar do Mestre Lua e foi transformada em museu.
Foi a primeira vez que o artista entrou na casa, em uma visita rápida mas recheada de emoções. Chambinho chegou a chorar no quarto simples em que Luiz Gonzaga dormia, já com seus 70 e poucos anos e bastante doente, no térreo da residência. O quarto mais "chique", com banheira, chuveiro elétrico e até ar-condicionado, ficava no primeiro andar e ele locomovia-se apenas com cadeira de rodas. "Dá para sentir a presença dele aqui", comenta o sanfoneiro.
E não é a primeira vez que Chambinho "sente" a presença de Gonzagão. Durante as filmagens do longa-metragem, no início deste ano, certa noite ele sonhou com Gonzaga. "No meio da noite, [Gonzagão] puxou a minha perna, dizendo ‘faça isso direito, viu?’. Imagina como eu fiquei", lembra. Parece que o "carão" surtiu efeito. A crítica recebeu bem a atuação do sanfoneiro, que soube da seleção por meio da esposa, Daniela Piccino.
"Ele é tímido demais, é que agora está mais ‘treinado’. Quando falei da seleção, ele disse que era sanfoneiro, que não tinha nada a ver, que era loucura, mas insisti, afirmando que louco seria ele se não participasse. Foram seis meses até ser escolhido", conta a mulher.
Durante a seleção, Chambinho visitou Picos, no Piauí, onde mora toda a família dele – o sanfoneiro diz que o nascimento em São Paulo foi "por acidente". "Resolvi conhecer o Parque Aza Branca, aqui em Exu. Já estava fechando, mas deu tempo de ver o museu e o mausoléu. Acredita que quando entrei no mausoléu meu celular tocou dizendo que eu tinha passado em mais uma etapa? Foi um sinal, com certeza", acredita Chambinho.Chambinho do Acordeon visita museu de Luiz Gonzaga (Foto: Luna Markman / G1)
Chambinho do Acordeon diz sentir a presença de Gonzagão no local (Foto: Luna Markman / G1)
Chambinho é alto, de sorriso largo. Assim como Gonzagão, é atencioso com os fãs, que se surpreendem com a semelhança dele com o mestre no começo da vida adulta, entrando na casa dos 30 anos. Com o seu acordeon, sempre toca músicas do Rei do Baião nos shows. A preferida é "Asa Branca", ave que tem um viveiro logo na entrada da casa do velho Lua e inspirou a canção tida como um hino sertanejo.
"É uma emoção muito grande conhecer esse lugar, voltar ao Parque Aza Branca. Passa um filme na minha cabeça. Estou há quase dois anos mergulhado na vida de Gonzagão, por causa do filme, mas sinto que ainda há muito o que se pesquisar, desvendar dele. E é como se eu estivesse voltando para agradecer tudo que aconteceu na minha vida desde a primeira vez que pisei aqui", diz Chambinho.
Universo nordestino
Parece que ir uma vez à cidade de Exu não é o suficiente para quem gosta de Luiz Gonzagae quer experimentar o universo nordestino que ele cantou. Pisar no chão quente, aspirar o ar seco. Admirar a Chapada do Araripe, as casas simples. Dar sorte de avistar aves sertanejas, um boiadeiro cruzando a catingueira.
A casa de Gonzagão está praticamente intacta, com objetos de uso pessoal e móveis dispostos nos mesmos locais. A mesa grande da cozinha tem amendoim torrado, rapadura e uma cachaça, que ele nem era chegado, mas servia para os muitos convidados que recebia ali. O jogo de cadeiras de couro, presente de Gonzaguinha, ainda está na sala. Muitas fotos enfeitam as paredes, com poses de toda a família – e de artistas também, como Dominguinhos bem novinho. Um altar para o "padim" Padre Cícero e Frei Damião completa a decoração.
Já é a terceira vez que a farmacêutica Dionice Sales visita o local. Desta vez, até alugou uma casa para aproveitar a festa em Exu, que começou na quarta-feira (12) e segue até domingo (16). Ela veio de Alagoas, estado vizinho, com a família. "Sou fã da história de Luiz Gonzaga, que mesmo com a fama e todo o conforto nunca se desligou das raízes, de como ele valorizava o Nordeste", aponta.Casa-museu de Luiz Gonzaga (Foto: Luna Markman / G1)
Casa-museu de Luiz Gonzaga mantém objetos e móveis como no tempo em que o Rei do Baião vivia lá (Foto: Luna Markman / G1)
Do G1 PE, em Exu

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA