Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Prefeito elegeu nove vereadores no sertão, dois filhos e um neto



Em São José de Princesa, Sertão da Paraíba, a campanha de 2012 reforçou a liderança do clã liderado pelo prefeito Luiz Ferreira de Morais, conhecido como Luiz de Matuto (PMDB)
Em São José de Princesa, Sertão da Paraíba, a campanha de 2012 reforçou a liderança do clã liderado pelo prefeito Luiz Ferreira de Morais, conhecido como Luiz de Matuto (PMDB), 65 anos. Ele se reelegeu e levou junto a filha, Ângela Rúbia Diniz Morais (PC do B) como vice.
Ela tem 39 anos e é conhecida como Rúbia Matuto. A coligação “pai e filha”, formada pelo PMDB e PC do B, elegeu 9 dos 9 vereadores. Foram sete do PMDB e dois do PC do B. Luiz de Matuto também conseguiu eleger outro filho – Juliano Matuto – para vereador pelo PC do B.
E em Princesa Isabel, município do qual São José foi desmembrado em 1994, Luiz de Matuto também influenciou na vitória do vereador mais bem votado: Robson de Matuto, de 18 anos. Filiado ao PC do B, ele é filho de Rúbia Matuto e neto de Luiz de Matuto. Obteve 1.007 votos.
Mas a influência de Luiz de Matuto não se limita a São José e Princesa Isabel. Ele ajudou na vitória do genro, Charles de Charamba (marido de Rúbia Matuto), a vice-prefeito do município de Curral Velho. Charles de Charamba é filiado ao PSDB e ainda emplacou uma cunhada para a Câmara. Amanda, cunhada de Charles, foi eleita vereadora pelo PC do B. Ela foi candidata para preencher a cota das mulheres e acabou ganhando.
Luiz Matuto comanda a política em São José de Princesa desde que o município foi criado, em 1994. Quem garante é o ex-vereador e atual secretário de Agricultura do município, Damião Ferreira. Segundo ele, Luiz de Matuto foi o primeiro prefeito de São José. Depois foi reeleito.
Após o segundo mandato, Luiz de Matuto indicou e elegeu o sucessor, Sebastião Roberto, conhecido como Sião, cujo mandato ocorreu entre e 2005 2008. “O prefeito Luis de Matuto foi vereador por dois mandatos na cidade de Princesa Isabel. Após a emancipação de São José de Princesa, ele foi eleito prefeito em 97 e reeleito em 2001. Nos dois mandatos, seu vice foi Nehemias Pereira. Em 2004, seu sucessor foi Sebastião Roberto, o popular Sião”, disse Rúbia Matuto.
Na campanha de 2008, Luiz de Matuto tirou Sebastião e novamente apresentou seu nome para a disputa, com sua filha, Rúbia como vice. A chapa foi vitoriosa. “Em 2008, Luiz de Matuto voltou a ser eleito novamente como prefeito, tendo como vice-prefeita a própria Rúbia Matuto e como vereadores seu filho, Juliano Matuto, e seu genro, Sandro Júnior. E conseguiu eleger todos os vereadores da coligação”, lembrou Damião Ferreira. Na campanha deste ano, ele e Rúbia foram reeleitos com 76% dos votos.
De acordo com Damião Ferreira, a família de Luiz de Matuto está no comando da política local desde a emancipação de São José de Princesa e vai demorar a deixar o poder. Isto porque os netos são treinados na política pelo próprio avô desde pequenos.
Conforme Damião, Luiz de Matuto leva os netos para as atividades cotidianas, ensinando a atividade política aos mesmos. “Antes de ser prefeito de São José de Princesa pela primeira vez, Luiz de Matuto foi duas vezes vereador em Princesa Isabel, representando o então distrito de São José e brigando por melhorias nas condições de vida da população”, frisou Damião.
O município de São José de Princesa, desde 97, tem suas prestações de contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do estado (TCE) e pela Câmara Municipal. “Estes fatos respaldam a família Matuto como referência na política do Sertão paraibano”, acrescentou Damião.
Fonte: | Por Adelson Barbosa dos Santos, do Jornal Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA