Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cláudio Nunes: Crise governamental se instala no gabinete de Jackson Barreto

Jackson dificilmente sairá de seu gabinete para despachar no gabinete de Déda





Silêncio ensurdecedor de Jackson
Lições amargas p/ Déda em 2012

* Por Cláudio Nunes

É simplória qualquer análise da derrota do governo estadual na Assembleia Legislativa com a não aprovação dos projetos do Proinvest como apenas uma disputa de poder. É uma disputa de poder, mas a derrota na Assembleia foi apenas mais uma consequência cuja causa principal tem um diagnóstico: Marcelo Déda Chagas. Só para deixar claro: o blog sempre deixou clara sua posição favorável ao Proinvest através de diversas análises.
Quem acompanha este espaço há vários anos sabe que desde a aliança com o grupo dos irmãos Amorim o titular deste blog alertou para a necessidade do governador construir a maioria dele na Assembleia e não aliada. Porém, o governador não apenas não abriu diálogo franco com os neo-aliados (lembram da expressão?), mas sempre manteve um distanciamento político com sua base, inclusive com os deputados aliados deste o primeiro momento.

Quem pensa que a crise governamental teve como ápice a rejeição do Proinvest pela Assembleia pode aguardar porque pelos comentários nos bastidores ela já se instalou bem próximo ao governador, no gabinete do vice-governador Jackson Barreto.  O interessante é que nas últimas entrevistas o governador Déda falou o nome de Jackson por várias vezes, inclusive alertando: "a pior aposta faz quem diz que vou brigar com Jackson".
Alguém já notou que Jackson Barreto está calado nos últimos dias? Será que realmente ele aprovou o propalado “Núcleo de Governança”? Ou ele, como homem de grupo preferiu o silêncio para não externar suas posições. Aliás, todos os sergipanos sabem que Jackson não tem “papas na língua”. Será que como homem de grupo e respeitando o estado de saúde do governador Jackson Barreto preferiu o silêncio ensurdecedor neste momento?  Porque todo mundo sabe que o “velho” Jackson no mínimo arranjaria uma viagem para o exterior quando Déda precisar se afastar do governo novamente.
O blog foi informado que Jackson Barreto retornou ao gabinete de vice-governador e de lá dificilmente sairá mais para despachar no gabinete governamental, como fez por várias vezes na interinidade nos últimos meses. O blog tentou, por telefone, contato com Jackson e alguns assessores, mas em sucesso. Todos, por coincidência “fora de área”.
Já se viu de tudo na política, como, por exemplo, a chamada “aliança branca”. Termo usado para os acordos que ficam apenas nos bastidores. Será que Sergipe lançou mais um, a “ruptura branca”, onde o rompimento ficou nos bastidores na esperança que as desconfianças sejam contornadas o mais rápido possível.
O certo é que 2012 está acabando deixando diversas lições amargas para o governador Marcelo Déda. É como bem definiu Sun Tzu: “Confiar nos incultos e não se preparar é o maior dos crimes. Preparar-se de antemão para todas as  contingências é a maior das virtudes”

CLÁUDIO NUNES, blog / NE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA