Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sábado, 27 de outubro de 2012

Em último debate, candidatos repetem acusações e prometem ser mudança que Salvador precisa


No primeiro bloco, os candidatos podiam escolher os temas das perguntas que trocaram


Os candidatos ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT) participaram na noite desta sexta-feira (26) na TV Bahia do último debate de campanha antes das eleições de domingo. O encontro foi mediado pelo jornalista Alexandre Garcia, que também teve a mesma função no primeiro turno. O debate começou pouco depois das 23h e terminou cerca de uma hora depois. Mais curto, voltou a contar com acusações já feitas em outros debates - apoio ao prefeito João Henrique, falta de realizações dos respectivos partidos quando à frente de Salvador e da Bahia e o tema da necessidade do apoio dos governos estadual e federal para se administrar a cidade.

Os dois candidatos à prefeitura de Salvador participaram de último debate
No primeiro bloco, os candidatos podiam escolher os temas das perguntas que trocaram. Pelegrino fez a primeira questão, sobre os projetos de trânsito de Neto, perguntando como o candidato do DEM pretendia financiar as obras, "praticamente uma cópia" do projeto petista, segundo ele. Neto declarou que o financiamento viria de "um conjunto" - contando com apoio do governo federal e da iniciativa privada. "Vou colocar como contrapartida justamente essas intervenções", declarou. Neto usou sua pergunta seguinte para questionar o papel de Pelegrino como secretário da Justiça do governo Jaques Wagner. Ainda foi discutido como Neto pretendia governar a capital sem apoio dos governos federal e estadual e o preço da conta de água na capital baiana. Pelegrino acusou Neto de fazer parte do grupo político que instituiu a taxa de esgoto, responsável pelo encarecimento da conta.

O segundo bloco trouxe uma discussão sobre temas sorteados, como o combate ao uso de drogas e ao tráfico, saúde e habitação. "Fui o primeiro secretário a criar um programa específico para o tráfico de drogas. Pretendo fazer uma rede integrada de recuperação desses usuários, com centros de atenção especializados, consultórios de rua e investir na capacitação desses usuários", disse Pelegrino, falando sobre sua atuação como secretário de Justiça do governo Wagner, já questionada por Neto no primeiro bloco. O candidato do DEM perguntou porque o governo estadual do PT não fez nada para resolver o problema de moradia nas palafitas de Massaranduba. "As pessoas vivem em condições degradantes, quando chove vira um inferno".

Neto e Pelegrino ficaram frente a frente em debate na TV Bahia

No terceiro e último bloco, a greve dos professores da rede estadual voltou à baila, assim como a educação. Outro tema recorrente, já debatido em outros debates, figurou: o apoio ao governo João Henrique. Pelegrino acusou Neto de apoiar a atual gestão da capital baiana e de não trazer recursos para a cidade em sua atuação como deputado. Neto rebateu citando aliados do petista que ocupam cargos no governo de João Henrique e citou até um irmão de Pelegrino que trabalha na Sucom. Houve então uma troca de acusações sobre o uso de agressões a familiares na campanha. "Você respeite meu irmão!", pediu Pelegrino. "Quem passou a campanha toda ofendendo a família foi o senhor, que atacou a minha família, inclusive o senador ACM, que não está mais aqui para se defender", disse Neto.
No discurso de encerramento, os dois procuraram se descolar da atual gestão e se apresentaram como a mudança que Salvador precisa no momento. "Não se deixe intimidar pelo medo e ameaça, que foi a tônica da campanha do nosso adversário. Você é livre", disse Neto. "Tenho certeza que Salvador vai dar um passo adiante, não vai querer retroceder, nem ficar com a continuidade atual", rebateu Pelegrino, classificando a política de Neto de uma "forma do passado".

Repercussão

Após o programa, o candidato do DEM ACM Neto comentou sua participação. "Fiquei muito satisfeito com esse último debate. Com certeza foi muito mais tranquilo do que os outros e não foi marcado por acusações. Acredito que os eleitores que estavam indecisos puderam definir o seu voto", disse.
Pelegrino também se disse satisfeito com seu desempenho e considerou que o debate da TV Bahia foi "mais tranquilo" do os que aconteceram ao longo da semana. "Agora é só esperar pelo resultado no domingo", concluiu.

CORREIO DA BAHIA

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA