Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O ENGENHO DO NEGO DA VELHA ANA - POR Daiane Pessoa


História

          O ENGENHO DO NEGO DA VELHA ANA


Localizado numa pequena localidade, chamada Fazenda Alto, município de Ribeira do Amparo, o engenho foi (re)construído há mais de 20 anos, por Francisco Macedo (foto abaixo), mais conhecido como Nego da Velha Ana. 


Lavrador e pai de família, seu Francisco quis continuar o que sua mãe havia começado, então quando ela morreu resolveu reformar o engenho de sua mãe,  e se dedicar a produção de Rapadura de cana-de-açúcar . Junto com ele trabalham 5 pessoas na produção da rapadura. Seu Francisco conta que seus filhos não pensam em manter a tradição, mas mesmo com idade já avançada, continua trabalhando muito para manter o Engenho, e continuar a fabricação da Rapadura (para comercializar ), um doce tradicional da cultura nordestina 

Segundo seu Francisco não mudou muita coisa na fabricação da rapadura. Por causa da falta de preocupação das pessoas com o meio ambiente, as canas- de- açúcar não tem mais a mesma qualidade, agora na fabricação do doce é preciso acrescentar açúcar industrializado, o que antes não precisava.

Processo para a fabricação da Rapadura de cana-de-açúcar: 

Em um carro de boi, a cana de açúcar é trazida até o engenho;



Ao chegar ao engenho a cana-de-açúcar é colocada na moenda,para extrair o caldo da cana,que cai em um coxo embaixo da moenda , e do coxo o caldo, através de um cano, vai direto para dentro do engenho.


Dentro do engenho, o caldo da cana é colocado em tigelas grandes e levado ao forno de lenha. Depois de cozido é colocado em pequenas tigelas onde o caldo é mexido à mão, e depois é colocado nas formas onde irão ficar ate esfriar totalmente, e ganhar a forma da rapadura. 



Depois de pronta a rapadura é embalada e comercializada. 

Colégio Estadual Josefa Soares
2º Ano A - Equipe 01

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA