Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Nasa divulga fotos coloridas e em alta resolução feitas por robô em Marte



A agência espacial americana (Nasa) divulgou na tarde desta quinta-feira (9) imagens coloridas e em alta resolução de Marte, feitas pelo robô Curiosity, que está no planeta vermelho desde segunda-feira (6). Anteriormente, já haviam sido liberadas fotos em 360º, mas em preto e branco e baixa definição.
O novo panorama foi montado a partir de 130 imagens quase tão pequenas como uma foto 3×4 (144 por 144 pixels), captadas no fim da tarde de quarta-feira por uma câmera de navegação (Navcam) de apenas 34 mm, localizada no mastro do veículo.
Abaixo, você vê uma foto em cores e alta resolução de Marte, nas imediações da Cratera Gale, ao sul do equador marciano, onde o jipe pousou para buscar componentes orgânicos favoráveis à vida.
Marte colorido alta resolução (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)
A foto acima revela tons de marrom avermelhado ao redor das dunas, o que pode ser um indício de diferentes texturas ou materiais.
As manchas acinzentadas que aparecem no chão podem ser efeito dos motores usados pelo módulo de descida do robô. A imagem foi clareada – assim como as demais – porque Marte recebe apenas metade da luz da Terra.
Marte colorida (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)
A imagem acima é um recorte do panorama feito pelo Curiosity e mostra com mais detalhes os rastros deixados pelos motores do foguete do sistema de descida do robô.
A missão do jipe se destinará ao Monte Sharp, que pode ser avistado a distância, à esquerda.
G1

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA