Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 20 de julho de 2012

‘Sou o Coringa’, teria dito atirador que matou 12 e feriu 59 em estreia de filme do ‘Batman’



O atirador que matou 12 pessoas e feriu outras 59 nesta sexta-feira durante a pré-estreia do filme “Batman- O cavaleiro das trevas ressurge”, no Colorado, teria dito a policiais que era o Coringa – vilão do segundo filme da trilogia de Christopher Nolan – ao ser preso. James Holmes, de 24 anos, estava com o cabelo pintado de vermelho, contou o comissário da polícia de Nova York Ray Kelly.
- Parece claramente um indivíduo demente – disse Kelly. – Ele disse que era o Coringa.
Apesar de ser da polícia nova-iorquina, Kelly disse estar por dentro do caso em Aurora, na periferia de Denver, porque o responsável pela investigação no Colorado era vice-chefe da corporação em Nova York.
O suspeito foi preso no estacionamento perto do cinema e não teria resistido à prisão. Nascido em San Diego, Holmes era formado em Neurociência pela Universidade do Colorado e iniciou um doutorado em "Distúrbios psiquiátricos e neurológicos", no segundo semestre de 2011. No mês passado, ele teria começado um processo para abandonar o curso, mas fontes da universidade não souberam o motivo.
Segundo informou a polícia, James Holmes comprou o ingresso normalmente e entrou na sala de exibição. Poucos minutos depois do início do filme, Holmes teria deixado a sala pela saída de emergência. A seguir, o suspeito teria voltado novamente pela mesma porta de emergência – já com as armas, colete à prova de balas, vasilhas com gás lacrimogêneo e máscara de gás – e, aí sim, iniciado os disparos.
O criminoso, que usava uma máscara de gás, assim como o vilão do filme, e um colete à prova de balas na hora do tiroteio, teria atirado bombas de fumaça antes de disparar, para impedir a visibilidade das pessoas dentro do cinema. A polícia encontrou um explosivo em uma das salas.
- O tiroteio começou durante uma cena com tiros no filme, e, no início, achávamos que era um efeito especial quando a fumaça subiu (na sala). Quando os disparos continuaram e pessoas começaram a correr, soubemos que algo estava acontecendo – disse uma das testemunhas.
Segundo uma testemunha, o criminoso caminhava lentamente pelo cinema, atirando em pessoas “aleatoriamente”. A tragédia teria durado entre 20 e 40 minutos e teria começado ainda na primeira metade do filme.
Vizinhos se mostram surpresos
Testemunhas do massacre contaram que o atirador não falou uma única palavra antes de realizar os disparos, e que se manteve calmo durante todo o tempo. Holmes foi encontrado pela polícia pouco tempo depois, no estacionamento atrás do cinema.
Vizinhos do suposto atirador se mostraram surpresos com a notícia do massacre. Um morador que se indentificou como Ben, disse que o suspeito era uma pessoa reclusa e não cumprimentava as pessoas. Kaitlyn Fozin, que mora no andar de baixo de Holmes, contou que o suspeito estava ouvindo música eletrônica com o volume muito alto antes de sair para ir ao cinema. Segundo a vizinha, a música repetiu ininterruptamente – como se fosse uma única canção – até que o som parou por volta da 1h de madrugada.
Em comunicado divulgado hoje, a família do atirador disse ter sido pega de surpresa pela notícia do massacre:
"Nossos corações estão com as vítimas desta tragédia e com seus familiares e amigos. Pedimos à mídia que respeite nossa privacidade durante esse momento difícil. Estamos cooperando com as autoridades de San Diego, California e Aurora (Colorado). Ainda estamos tentando entender o que aconteceu, e agradeceríamos se as pessoas respeitassem nossa privacidade".
Segundo Dan Oasted, chefe da polícia local, a mãe de James, Arlene, está atualmente sob custódia policial. Policiais montaram guarda em frente à sua casa, no bairro de Rancho Penasquitos, na cidade de San Diego, Califórnia.
Menino de 6 anos morreu com os disparos
A princípio, a imprensa americana falou em 14 mortos e ao menos 50 feridos. Algumas horas depois, autoridades abaixaram o número de mortes para 12 e disseram que havia 59 feridos. Uma menina de seis anos morreu com os disparos.
O incidente aconteceu no shopping Century Aurora, que conta com 16 salas, na periferia da capital do Colorado. Segundo testemunhas, as pessoas demoraram um pouco para entender que havia um tiroteio dentro do complexo de cinemas, porque achavam que o barulho era do próprio filme, em alguma sala ao lado.
Dez pessoas morreram ainda no cinema, e duas chegaram a ser levadas para o hospital, mas não resistiram. Entre as vítimas, duas estariam em estado grave. Pessoas dizem ter visto duas crianças, que teriam 6 e 9 anos, sendo retiradas do local inconscientes. Não há informações sobre o estado de saúde delas. A vítima mais nova, um bebê de três meses, passa bem, informou a imprensa americana.
Na Flórida, o presidente Barack Obama disse estar “chocado e triste com o horrível e trágico tiroteio no Colorado”. O democrata ainda se comprometeu a submeter o culpado pelo incidente à Justiça.
- Todos nós temos o povo de Aurora em nossos pensamentos e preces. Enquanto eles sofrem pela perda de familiares, amigos e vizinhos, nós devem ficar juntos a eles nesses dias e horas difíceis por vir – lamentou Obama, que cancelou em evento de campanha por causa da tragédia.
O ataque desta sexta-feira aconteceu perto da escola de Columbine, onde dois alunos mataram 13 pessoas e depois de suicidaram, em 1999. O massacre chocou o mundo e é até hoje o quarto tiroteio mais mortal em escolas americanas.
O Globo

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA