Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

terça-feira, 24 de julho de 2012

Dicas de direção defensiva


Um dos assuntos mais falados ultimamente é a direção defensiva, isso está ocorrendo pelo fato dos  números de acidentes terem aumentado muito nas estradas brasileiras. A polícia e os bombeiros constataram que em muitos casos a tragédia foi causada por imprudência ou inexperiência, ou seja, poderiam ter sido evitados.
www.FreeDigitalPhotos.net
Mas o que se pode fazer nesses casos? A solução é mais simples do que se imagina, uma boa maneira de se evitar tantas tragédias no trânsito é fazer o curso de direção defensiva. Para os condutores que estão tirando a carteira, é obrigatório fazer algumas horas de aula sobre esse tema, mas e para quem já a possui? Por esse motivo você verá nesse artigo algumas dicas de como se portar no trânsito de modo a evitar acidentes.
Utilizar cinto de segurança, trafegar dentro dos limites de velocidade, não realizar ultrapassagens pela direita, evitar conversões proibidas, crianças devem andar no banco de trás e na cadeirinha, bom dessas coisas todo mundo já sabe, não é verdade? Sim, muito embora muitas pessoas não respeitem essas recomendações e atos simples como esses poderiam evitar muitos acidentes.
Um dos acidentes mais comuns ocorre nas curvas, saber fazer essa conversão sem invadir a pista do lado é importante. Evite entrar na curva muito veloz, se não for possível frear antes, não breque o carro muito bruscamente quando já estiver realizando a manobra, vá pisando levemente no freio. Frear na curva faz com que o carro perca aderência, comprometendo a estabilidade do veiculo. Para aumentar a estabilidade é importante pisar levemente no acelerador, esse é um dos principais motivos que se deve entrar na curva mais devagar. Outra dica bacana é, evite trocar de marcha durante a realização da curva.
Em algumas datas do ano, como carnaval, ano novo, dia das crianças, feriados em geral é normal encontrar as estradas cheias, nessas ocasiões é de extrema importância que se dirija com mais cautela ainda. Pista cheia e molhada então, é receita certa para acidentes, portanto respeite a sinalização e a distância entre os veículos, o ideal é que o veículo a frente esteja há pelo menos 2 segundos de distância do seu, e nos dias de chuva 4 segundos, essa distância é necessária para que haja tempo de frear o veiculo caso ocorra uma parada brusca.
Nas pistas de tráfego rápido como, por exemplo, a via Dutra, é normal encontrar caminhões e ônibus, devido à velocidade que se deve imprimir na via é possível notar que os ventos laterais que esses veículos maiores causam afetam a estabilidade do carro menor, portanto para que a estabilidade não seja prejudicada ao realizar uma ultrapassagem ou ser ultrapassado abra os vidros do carro e segure firmemente no volante.
Para realizar uma viagem tranquila, respeite a sinalização e a distância entre os veículos.Faça revisões periódicas no veículo. Algumas verificações devem ser feitas com maior frequência, como o nível do óleo tanto do motor quanto do freio. Fique atento ao fato de que essa verificação deve ser feitas com o veículo frio e parado, pois dessa maneira é possível avaliar o real nível de fluido presente no carro. Tomando esses cuidados, tendo cautela e paciência é possível ter um trânsito com mais paz e menos acidentes.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA