Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Governador da Bahia celebra sorteio da Copa: 'Vamos baianizar o evento'

Complexo hoteleiro de Costa do Sauípe vai receber o sorteio dos grupos do Mundial

Após o anúncio de que a Bahia vai receber o sorteio da Copa do Mundo de 2014, o governador do estado, Jaques Wagner, concedeu uma entrevista onde comemorou a escolha da Fifa. Wagner disse que o 'apelo Bahia' foi determinante para escolha e prometeu 'baianizar' o evento.
- Recebi a notícia com muita alegria e satisfação. O sorteio é o terceiro evento mais assistido, em relação à Copa do Mundo. Todo mundo quer saber em que chave fica. A Fifa estava decidindo se seria aqui [em Salvador] ou em Sauípe. Pelas características do local, Sauípe foi escolhido. Eles fizeram os pedidos para o pessoal da administração do Complexo de Sauípe. E vamos trabalhar para 'baianizar' ao máximo este evento. Nosso argumento foi o trabalho e a perseverança. O complexo de Sauípe foi nossa carta na manga. Além disso, o apelo da Bahia é muito forte. Foi aqui que o Brasil começou, somos o estado mais africanizado do país – disse Wagner.
jaques wagner, governador da bahia (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Wagner promete 'baianizar' o sorteio da Copa do Mundo (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)
O governador explicou que serviu como intermediador na negociação entre a Fifa e os gestores do Complexo de Sauípe. Ele também falou sobre as mudanças pedidas pela entidade máxima do futebol para que o local possa receber o evento.
- Eu fiz a intermediação da coisa. Fui uma duas vezes com eles lá em Sauípe. E sempre procurei destacar que, como já tinha a abertura e o encerramento no Sul, o Nordeste também tinha que receber um grande evento. E, vindo para o Nordeste, nós como maior economia e maior rede hoteleira, tínhamos esse papel. As mudanças que serão feitas no complexo serão estruturais. Será construído um centro de convenções que será o centro de mídia. Além disso, o complexo vai ganhar mais helipontos. E o salão principal, que vai receber o evento, será uma estrutura provisória. Será uma grande tenda de 6 mil metros para 2200 lugares. Em seis meses, o novo centro de convenções estará pronto. Os 1500 convidados da Fifa ficarão hospedados no complexo, enquanto outros 3500 ficarão nos hoteis do litoral norte. A previsão é de que 5 mil pessoas participem do evento - disse.
No começo da mobilização para a Copa do Mundo, Salvador mantinha esperanças de receber a abertura do Mundial. No entanto, a capital perdeu espaço e a chance de ser o ponto de partida do evento, papel que caberá a São Paulo. Sem a força econômica e política de outros estados, a capital baiana viu Fortaleza assumir o papel de protagonista no Nordeste e teve que repensar o planejamento.
Depois de voltar as forças sem sucesso para tentar receber a abertura ou encerramento da Copa das Confederações em 2013 – Salvador ainda não está confirmada no evento –, o comitê baiano para o Mundial viu no complexo hoteleiro de Sauípe a sua carta na manga. De acordo com Wagner, a Bahia venceu pelo menos três adversários de peso na disputa para receber o evento. E disse que do ponto de vista econômico, a abertura é o melhor evento da Copa.
- Não disseram que havia uma briga entre sedes, mas eu sei que Minas e São Paulo brigaram fortemente pela abertura, assim como Ceará. Fortaleza também. Do ponto de vista de custo beneficio esse é o melhor evento da copa. Eu não preciso construir um estádio, por exemplo, para receber esse evento. Todos os olhos do mundo estarão voltados para cá. Vai estar todo mundo de olho - disse.
De acordo com o investimento do governo do estado será de R$ 4 milhões. O governador ainda disse que tentará emplacar um show baiano no evento da Fifa.
- Não podemos impor, mas temos que mostrar que temos muita música de qualidade - disse.
O anúncio de que Costa do Sauípe vai receber o sorteio da Copa do Mundo foi feito nesta quinta-feira, pelo Secretário Geral da Fifa, Jerome Valcke, em Brasília.
- Tomamos uma importante decisão nesta manhã. O sorteio final da Copa do Mundo será na Bahia. Ainda não temos os detalhes, mas todos saberão em breve – disse Valcke.
Após a coletiva, o site da Fifa confirmou que o evento será realizado na Costa do Sauípe. Já o sorteio da Copa das Confederações acontecerá no dia 1º de dezembro deste ano, no Complexo do Anhembi, em São Paulo.
A Copa do Mundo será disputada por 32 seleções, dividas em oito chaves. O Brasil, como anfitrião, é o único já confirmado e estará no Grupo A, abrindo o Mundial no dia 12 de junho de 2014 no estádio do Corinthians, em São Paulo.

 Eric Luis Carvalho

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA