Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Apresentação

"Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." – Voltaire.






Nada melhor para começar uma coletânea de pensamentos do que um pensamento. O filósofo Voltaire – que é, também, autor de vários dos belos, curiosos e profundos pensamentos presentes neste acervo – está plenamente certo no que diz.

Quantas vezes, enfrentando um problema, às voltas com uma dúvida ou querendo expressar algo e não encontrando as palavras adequadas e nós deparamos com um pensamento que sintetiza tudo aquilo que precisamos naquele exato momento!

Como dizia sempre, nas aulas do Seminário de Teologia, o meu amigo e Professor Dr. Horne Pereira Silva: “Os antigos nos roubaram as melhores idéias!” O sábio Salomão, em outras palavras, dizia o mesmo: “O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do Sol” (Eclesiastes 1:9).

Esses pensamentos – os provenientes de pessoas célebres ou desconhecidas – junto com as máximas e provérbios, nos quais Salomão era mestre, constituem um tesouro fantástico de cultura que pertence a todos os povos e a todas as nações em todos os tempos.

Desde que eu me entendo por gente, assim que aprendi a ler na meninice, sou apreciador destas “Pérolas Para a Vida”, como as chama John Blanchard; “Gemas Preciosas”, “Frases Célebres”, “Gotas de Sabedoria” ou “Sabedoria Concentrada”, como as denominam outros escritores, editores e compiladores.
Sendo assim, ao longo de décadas fui anotando em cadernos os pensamentos bonitos que extraía da leitura dos livros e revistas – entre estas a “Revista Adventista”, que publicou durante anos uma pequena seção chamada “Pensamentos” ou “Gemas dos Pensamentos”, e a revista “Seleções Reader’s Digest” – e, também, fui adquirindo todos os bons livros publicados sob a forma de coletâneas de pensamentos.

Além disso, contei, em muitos casos, com a memória para ‘resgatar algumas destas “gemas preciosas” que algum dia, perdido no tempo e nos registros dos caderninhos, eu li em algum lugar; é interessante que isso confirma uma teoria minha: “Um pensamento fora-de-série jamais será esquecido!”

Um exemplo disso é que, quando procurava completar o mínimo de sete pensamentos para cada verbete, e cheguei ao assunto superstição, lembrei-me de um pensamento fantástico de Thomas Carlyle que havia lido e citado para vários colegas de faculdade: “A astrologia está para a Astronomia assim como a superstição está para a Religião: Filha desatinada de uma mãe ajuizada!”

São 3.500 pensamentos selecionados de inúmeras fontes religiosas e seculares. Fora as fontes já citadas, agradeço muito aos autores e editores destes três livros que me serviram de fonte na complementação do material aqui apresentado: “Pérolas Para a Vida”, de John Blanchard, “Os Mais Belos Pensamentos de Todos os Tempos”, de Mansour Challita, e “O Livros das Citações e Frases Célebres”, Celso Barroso Leite.

No desejo de que esta coletânea digital seja uma fonte ágil, gratuita e eficaz para estudiosos, pesquisadores, professores, alunos, oradores, palestrantes, profissionais liberais, curiosos e todos aqueles que, de maneira direta ou indireta, lidam com a palavra, apresento-lhes esta coletânea de pensamentos para que façam bom uso.

Nas palavras de Voltaire, como vimos logo de início, trata-se de uma “farmácia moral”. Se não chegar a tanto, para a maioria dos leitores que a acessarem, espero que ao menos sirva de fonte de cultura, inspiração e, principalmente, guia ou referencial na construção dos nossos relacionamentos, formação do caráter e tomada de algumas decisões importantes da vida.

Se em alguns casos um ou vários destes pensamentos sinalizarem uma direção contrária àquela que você estava tomando, não se apavore! Veja o que diz, a esse respeito, o escritor James Russel Lowell: “Só os tolos e os mortos jamais mudam de opinião”. 

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA