Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Achas que devemos ser tolerantes e respeitar todos os costumes das outras culturas?


A morte é o pior coisa que nos pode acontecer?

Bem, o blog está a ficar muito filosófico, mas eu avisei.

Há muito tempo que penso se a morte é uma coisa má. Bem, depois de ler um livro de filosofia (O Dia Em Que Sócrates Vestiu Jeans), encontrei duas respostas diferentes. Eu vou adaptá-las à minha maneira:
    - A primeira dizia que a morte não é a pior coisa que nos pode acontecer. Eu concordo com esta opinião. As consequências da morte são negativas, nisso não tenho dúvidas, mas apenas para os que ficam. Para quem morre, não acontece qualquer mal, porque a morte não é má em si mesma. As suas consequências são más. As causas que levam a que ela suceda são igualmente más e muitas vezes dolorosas. Mas a morte em si não é nada. Como dizia Epicuro «A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais». E esse velho filósofo tinha toda a razão! O que é para nós a morte? Nada! As consequências da morte? Bem, isso já envolve dor, sofrimento e nostalgia, mas a morte em si não envolve nada disso.
    - A outra opinião envolvia Deus. Não me lembro concretamente do que o homem que a apresentava dizia. Apenas me lembro de dizer que quem dá valor à vida não pode gostar da morte. Quem gosta de viver obviamente que não quer morrer. Só evitamos a morte sendo imortais. Mas será que a lendária imortalidade é melhor do que a morte? Eu penso que não. A vida só faz sentido porque à morte, porque é finita. Que valor dariamos nós à vida se não houvesse morte?

Pensem nisso e partilhem as vossas opiniões. A morte é a pior coisa que nos pode acontecer?

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA