Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mentira

Todas as crianças mentem, mais cedo ou mais tarde.  O problema não é tanto proibir as pequenas mentiras, mas evitar que elas se tornem um hábito.
Dizem que a verdade sai da boca das crianças… e a mentira também.  Ela até faz parte de sua evolução normal.  Até os 6 ou 7 anos, a criança toma, a tal ponto, os seus desejos por realidades que acaba se convencendo a si mesma de que está dizendo a verdade.  Mas um belo dia, por volta dos ou 10 anos, descobre que a mentira resolve muitos problemas.  Começa então a saber verdadeiramente quando e por que usá-la.
Em certas situações, é melhor autorizar seu filho a confessar toda a verdade, sem ser punido.  Fale em particular.  Adote um tom firme, mas não ameaçador.  A conversa deve lembrar mais uma consulta ao psicólogo do que um interrogatório de polícia.
Se ele mente como respira, não seja ingênuo para acreditar sempre nele.  Mostre-se mais disponível e não se contente com suas explicações.  Às vezes valerá a pena verificar o que ele lhe conta:  “Vou esperar que você me diga quem te deu este CD e depois vou perguntar a essa pessoa”.  Se você não se der ao trabalho de procurar a verdade, será ainda mais fácil para ele mentir da próxima vez.
O erro cometido, encoberto com uma mentira e depois assumido, deve ser reparado.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA