Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Frustação

As pessoas são tidas como imaturas quando não reagem bem à frustração, situação que os psicólogos gostam de chamar de baixa tolerância à frustração.  Já as pessoas maduras são aquelas que entendem que a vida é freqüentemente frustrante.  Estamos falando, é claro, de adultos.
É natural da criança querer “tudo” e “agora”.  Sem essa de deixar para depois.
O sentimento de frustração pode se tornar muito freqüente na criança em  função de seus ilimitados desejos e de não levar ainda em conta os aspectos da realidade.  Só com o desenvolvimento e com a ajuda do adulto é que a criança pode ir aprendendo a restringir certas vontades, trocar uma coisa por outra, a aceitar que existe uma hora para cada atividade, que mesmo que seja prazerosa, em certo momento precisa ser deixada de lado e substituída por outra coisa.
Esse progresso é um processo lento e trabalhoso. Quem pode ajudar a criança nesse sentido é o adulto, os educadores, e, sobretudo, os pais. Para tanto, é fundamental que os adultos também possam aceitar os limites e as frustrações da vida, considerando os aspectos da realidade, ou seja, o adulto possa compreender que frustrar o filho (dar limites) não é ser “mau”, e sim, dar-lhe proteção e cuidado. Se isto não está sendo possível, as “regras” de como educar e castigar acabam falhando.
É preciso que os pais possam aceitar as reações de agressividade e sofrimento dos filhos perante suas frustrações, de maneira a permitir que eles se desenvolvam. O sofrimento faz parte da vida e, tentar poupar os filhos dessas experiências, é prejudicá-los no enfrentamento da vida.
Enfim, meu querido (a) ouvinte: se você der a uma criança e a um porco tudo o que querem, no final você terá um excelente porco e uma péssima criança.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA