Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Computador, Aliado ou Inimigo?

Quanto tempo é o ideal para se navegar na internet? Ou ficar no Orkut, MSN, blogs? Essa é uma questão que preocupa pais e professores. Não existe uma forma de determinar qual a quantidade de tempo ideal para uma criança gastar em frente ao computador. Alguns pais se preocupam com o uso excessivo da web por seus filhos. Professores acreditam que o computador rouba o tempo que as crianças deveriam estar usando para estudar, brincar, ser crianças, enfim.
Como qualquer objeto, o computador, não é, em sua essência, nem bom nem mau.  Tudo depende do uso que se faça dele. O uso excessivo do computador não é mau por ser computador e sim por ser excessivo.
Pode ser um fator de isolamento nas famílias em que o aparelho, mais do que um instrumento de trabalho e estudo, é usado como  objeto de lazer e entretenimento, um sucedâneo ao mesmo tempo da televisão e do telefone.  Nessas famílias, é comum a queixa de que cada um se fecha em seu próprio quarto, ligado apenas ao universo virtual, refratário a qualquer contato com humanos de carne e osso.
Mas quantas horas de uso por dia seriam razoáveis? Depende. Depende do que a criança está fazendo na internet. Ela está pesquisando ou conversando num chat? Ou os dois ao mesmo tempo? O uso da internet está interferindo no tempo que o adolescente tem para estudar, ler, dormir, conversar com os pais? Ou ele consegue ter outras atividades mesmo passando diversas horas em frente ao computador?
Esse limite, essa fina linha entre o uso exagerado e prejudicial do computador e o desfrute positivo dos recursos que essa ferramenta nos permite, é algo que deve ser construído em conjunto, por pais, filhos e professores.
O que é muito para um, pode ser o ideal para outro. Há jovens que são organizados, conseguem atender a todos seus compromissos e ainda ter tempo para brincar e conversar na internet. Outros precisam de mais tempo para realizar as tarefas trazidas da escola.
Um recurso que os pais podem empregar para disciplinar o uso que seus filhos fazem do computador é muito simples: não instale o equipamento no quarto ou outro local isolado da casa. Coloque-o na sala, num espaço de convivência da família. Essa pode ser uma medida impopular entre os adolescentes, mas é eficiente.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA